Trabalho Jogo das Cores
Por: lucas21112007 • 23/5/2019 • Trabalho acadêmico • 4.342 Palavras (18 Páginas) • 278 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
AMANDA RODRIGUES – RA: D47HCF-5
BRUNA ZUFFO – RA: D4483G-3
DANIELA DE SOUSA BITENCOURT DIAS – RA: T4267A-0
SÃO PAULO
2018
AMANDA RODRIGUES – RA: D47HCF-5
BRUNA ZUFFO – RA: D4483G-3
DANIELA DE SOUSA B. DIAS – RA: T4267A-0
[pic 2]
JOGO DAS CORES
Trabalho de caráter avaliativo da disciplina Psicologia Sócio Interacionista. Alunas do 3º semestre de Psicologia da Universidade Paulista do período noturno.
Profa. Andréa Vital
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO[pic 3]
1. Introdução……………………………………………………………………...………03
2. Regras do Jogo...................................................................................................04
3. Materiais Utilizados.............................................................................................05
2. Aplicação.............................................................................................................06
4. Questionário........................................................................................................14
5. Analise de Resultados........................................................................................18
6. Conclusão............................................................................................................24
7. Bibliografia...........................................................................................................25
INTRODUÇÃO
O presente trabalho esta sendo realizado para disciplina de Psicologia Sócio Interacionalista tendo como objetivo apresentar resultados do Jogo de Cores Proibidas realizado com quatro crianças, a realização do jogo visa observar a maneira que as crianças fazem uso dos signos e instrumentos para auxiliar na memoria, baseado- se na teoria de Vygotsky que foi marcada pela utilização de instrumentos e de signos culturais que desempenham o papel de mediadores do comportamento humano. De acordo com Vygotsky o desenvolvimento das habilidades, da aprendizagem são construidas a partir da vivencias e das relações que o sujeito tem com a realidade, com o meio, com as pessoas, ou seja, a aprendizagem é resultado da experiência social.
Os signos de acordo com Vygotsky são instrumentos psicológicos, que auxilia o sujeito em atividades que exigem memoria ou atenção. A natureza da memoria humana consiste na capacidade de lembrar efetivamente com a ajuda dos signos.
Por meio de experimentos, Vygotsky apontou que a criança depois dos quatro anos de idade é capaz de utilizar de símbolos para auxiliar a memoria. Neste sentido a cultura proporciona ao sujeito sistemas simbólicos de representações da realidade, quer dizer, o conjunto de significações possibilita construir a compreensão do mundo real.
O homem tem inúmeras formas para utilizar signos como instrumentos que auxiliam no desenvolvimento de atividades psicológicos de acordo com Vygotsky, fazer uma lista de compras por escrito, da um nó num lenço para não esquecer um compromisso, dentre tantos outros, isso indica que constantemente recorremos a mediação de vários tipos de signos para melhorar nossas possibilidades de armazenamento de informações e de contole da ação psicológica. A internalização acontece pela reconstrução interna da atividade externa, sem os signos externos, um deles a linguagem, não seria viável a internalização nem mesmo a construção das funções superiores.
Os mediadores entre o sujeito e o mundo real, sistemas de representação da realidade consiste numa espécie de filtro, por meio do qual o homem sera capaz de ver o mundo e operar sobre ele.
Regras do Jogo
O jogo consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões relativas as cores, seguindo dois tipos de instrução: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Vence o jogo quem obedecer rigorosamente às duas regras acima: responder as 18 questões sem falar as cores proibidas e sem repetir as cores já faladas. A criança deve ser orientada a responder “eu não posso falar essa cor”, para as situações em que ela seja proibida ou repetida. As três tarefas devem ser aplicadas individualmente numa unica vez.
Etapas do jogo
Tarefa 1- Jogo sem cartões auxiliares e sem ajuda dos pesquisadores
Respoder a um total de 18 questões sem repetir cores e nem falar as duas cores proibidas.
Tarefa 2 – Jogo com cartões auxiliares e sem ajuda dos pesquisadores
AS regras são as mesmas da tarefa 1; no entanto fornecer À criança 8 cartões coloridos que pode ser utilizado da forma que desejar. Sinalizar para a criança que os cartões podem ajudá-la a ganhar o jogo.
Tarefa 3 – Jogo com cartões auxiliares e com ajuda dos pesquisadores
Os pesquisadores sugerem o uso dos cartões com o objetivo de ganhar o jogo e mostram à criança, por exemplo, como virar o cartão da cor correspondente na medida em que cada uma é mencionada. Entre uma questão e outra , são feitas questões para não cansar a criança.
Materiais Utilizados
Cartões coloridos; brinquedo azul; lápis amarelo; bolsa marrom; lápis verde; lenço branco; bexiga verde; caneta preta; bexiga azul; brinquedo verde; caixa vermelha; lápis preto; lápis azul; briquedo alaranjado; brinquedo amarelo; pasta vermelha; lápis laranja; borracha azul; briquedo verde; briquedo marrom.
...