Trabalho O Filme “Sentimentos que Curam”
Por: KelliDerlam01 • 22/5/2024 • Trabalho acadêmico • 830 Palavras (4 Páginas) • 42 Visualizações
INTRODUÇÃO
O filme “Sentimentos que Curam”, estreado em julho de 2015, dirigido por Maya Forbes, o qual conta a história real do seu pai Donald Cameron Forbes que apresentava Transtorno Bipolar. O filme retrata a jornada de Cameron, um homem maníaco-depressivo, cujos surtos o levaram a períodos de reabilitação, separando-o temporariamente de sua família. Diante de dificuldades financeiras, a esposa de Cameron, Maggie, decide fazer um curso de especialização em outra cidade e propõe que ele retorne ao lar para cuidar das duas filhas. Assim, esse desafio coloca Cameron diante da responsabilidade de cuidar das filhas enquanto enfrenta seu transtorno.
O personagem principal Cameron, é pai da Amélia e Faith e casado com a Maggie, o casal sempre estudou em ótimas escolas e receberam uma boa educação. Assim, buscam em oferecer uma boa educação para as filhas também. Cameron foi diagnosticado como Depressivo Maníaco ainda quando estava na universidade, apresentando humor facilmente irritável e agressivo. Também, fazia o uso abusivo de cigarro e álcool.
Segundo o DSM-5-TR (2022), o transtorno bipolar é descrito como apresentando um curso clínico marcado por episódios recorrentes de humor, incluindo maníacos, depressivos e hipomaníacos. No entanto, para o diagnóstico de transtorno bipolar, é essencial que ocorra pelo menos um episódio maníaco. Assim, sendo apresentando pelo personagem tais sintomas, como episódios de humor alternados, variando a sua intensidade.
De acordo com Basco & Rush (1996), a Terapia Cognitiva Comportamental revela-se uma opção terapêutica eficaz como tratamento complementar no Transtorno Bipolar (TB). Assim, evidenciado pelo desenvolvimento do primeiro manual de tratamento especificamente voltado para o Transtorno Bipolar. Portanto, se faz necessário e importante compreender a maneira que a Terapia Cognitivo Comportamental atua com os casos de Transtorno Bipolar, já que trata-se de uma abordagem eficaz para o tratamento.
Este presente trabalho tem por objetivo compreender através do Artefato Cultural “Sentimentos que Curam” o Transtorno Bipolar através da perspectiva da Terapia Cognitiva Comportamental. Bem como, identificar as principais características dos sintomas referentes ao Transtorno. Também, identificar os principais protocolos do tratamento e técnicas mais utilizadas.
Contextualização do artefato/paciente/personagem
Deverá ser apresentado sinopse, a história do que se trata o artefato escolhido com uma justificativa para a escolha.
O filme “Sentimentos que Curam” se passa nos anos de 1970 e retrata a história de Cameron, que tem o diagnóstico de maníaco-depressivo, mas o diagnóstico não impediu que Maggie se apaixonasse por ele, assim casaram e tiveram duas filhas Amélia e Faith. O personagem principal passa por diversos surtos, assim tendo que ficar em alguns períodos na reabilitação, longe da família. Também, por conta do diagnóstico o casal apresentava dificuldades seu relacionamento, principalmente pelos comportamentos de Cameron. Também, fazia o uso abusivo de álcool e cigarro, o que também interferia em seu relacionamento com a esposa, além de ser um agravante em seu prognóstico.
...