BIPOLARIDADE SOBRE O FILME SENTIMENTOS QUE CURAM
Por: FABIANO_RICARDO • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 4.011 Palavras (17 Páginas) • 1.443 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ARNALDO HORÁCIO FERREIRA
CURSO DE PSICOLOGIA
TRANSTORNO BIPOLAR
UM OLHAR ATRAVÉS DO FILME
“SENTIMENTOS QUE CURAM”
ANDRESSA SOARES BALSANI
BRENA CHAVES MARQUES
FABIANO RICARDO VICENTE
HILDEGARD LANA GOMES
LUIS EDUARDO MAGALHÃES – BA
2018
[pic 2]
ANDRESSA SOARES BALSANI
BRENA CHAVES MARQUES
FABIANO RICARDO VICENTE
HILDEGARD LANA GOMES
TRANSTORNO BIPOLAR
UM OLHAR ATRAVÉS DO FILME
“SENTIMENTOS QUE CURAM”
[pic 3]
LUIS EDUARDO MAGALHÃES – BA
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONCEITUAÇÃO COGNITIVA 5
Identificação do Paciente 5
Histórico do Transtorno do Paciente 5
Hipóteses das Origens e Fator Precipitante 5
Mecanismos de Manutenção do Problema 6
Recursos Protetores 6
3. DIAGNÓSTICO DO PERSONAGEM 6
Episódio Maníaco 7
Transtorno Depressivo Maior 8
5. PLANO DE INTERVENÇÃO 9
Técnica: Mapeamento da vida 9
Técnica: Gráfico de Humor 10
Técnicas: Resolução de Problemas e Treinamento de Habilidades 10
Técnicas: Prevenção de Recaídas 10
Técnica: Psicoeducação 11
A participação da família no tratamento do transtorno bipolar 12
6. ALTA CLÍNICA 12
7. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
- INTRODUÇÃO
O transtorno bipolar é um transtorno mental grave, recorrente e que pode incapacitar, sendo caracterizado por apresentar episódios maníacos e de depressão que promovem mudanças extremas no comportamento, ânimo e capacidades cognitivas. (Caballo, 2003)
A utilização de medicamentos farmacológicos tem sido no curso de tratamento do transtorno bipolar uma ferramenta estratégica, mas ainda assim há uma elevada frequência de recaídas e internações uma vez que tão somente 60% dos pacientes respondem ao tratamento farmacológico (Knapp & Isolan, 2005).
Outra grande barreira ao sucesso no tratamento do transtorno bipolar está relacionada à adesão ao tratamento. Segundo Santin, Ceresér e Rosa (2005), 47% dos pacientes não aderem ao tratamento farmacológico em alguma fase podendo chegar à 52% de não adesão em um período de dois anos.
A psicoterapia aliada ao tratamento farmacológico, podem apresentar sinergia no tratamento do transtorno bipolar. Segundo um trabalho desenvolvido por Lam et al. (2005 como citado em Gomes & Lafer, 2007), comparando um grupo de pacientes submetidos ao tratamento farmacológico com um grupo de pacientes submetidos ao tratamento farmacológico aliado a terapia, percebeu-se que o grupo que além do fármaco utilizava-se de terapia passou em média 62,3 dias a menos em episódio agudo de transtorno bipolar comparados ao grupo que recebia apenas o tratamento farmacológico.
Neste sentido a psicoterapia pode auxiliar de forma muito significativa na melhoria da qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com transtorno bipolar. Knapp e Isolan (2005), indicam que abordagens psicoterápicas podem alterar o curso do tratamento do transtorno bipolar, promovendo aumento na adesão ao tratamento, reduzindo sintomas residuais, identificando sintomas pródromos e consequentemente prevenindo recaídas.
Assim, tendo como premissa que a psicoterapia apresenta atualmente posição estratégica no auxílio aos pacientes com transtorno bipolar, este trabalho utilizando-se do personagem Cameron, protagonista do filme “Sentimentos que curam” de 2014, traz como objetivo analisar, conceituar, diagnosticar e propor um plano de intervenção psicoterápico para auxiliar no tratamento do transtorno bipolar.
- CONCEITUAÇÃO COGNITIVA
Identificação do Paciente
Cameron, que é chamado por todos de “Cam”, é pai de Amelia e Faith e casado com Maggie. Estudou em ótimas escolas, e ainda trabalhava com Outdoors quando conheceu Maggie. Foi diagnosticado como maníaco-depressivo, no entanto já apresentava episódios de humor alternados, os quais variam em intensidade, frequência e duração, também apresentava euforia elevada antes mesmo de efetivar o casamento com Maggie.
Porém as constantes alterações de humor e as crises ora depressivas ora eufóricas minaram o casamento, culminando em uma separação. É perceptível que a convivência foi fortemente afetada pela instabilidade emocional do Cameron, o que resultou em Cam ser encaminhado para um internamento psiquiátrico. Faz uso de medicamento controlado que sofre alteração devido o uso abusivo de álcool e cigarro e ficar longos períodos sem o remédio.
Histórico do Transtorno do Paciente
Sofria muita pressão pelo trabalho, bem como a falta de crença dos pais. Apresenta dificuldade em lidar com o abalo no casamento, que ocorreu devido a piora no transtorno diagnosticado. Faz uso abusivo de álcool e cigarro, e demonstra falha nas habilidades sociais o que gerou desgastes na sua relação, não apenas com a esposa, mas também com as filhas, amigos e vizinhos. Possui dificuldade em lidar com o cuidado das filhas sozinhas, e a relutância delas à mudança, bem como as exigências paternas e domésticas que surgiram após a mudança de Maggie para uma especialização. A fuga do cachorro e a falta de dinheiro para sustentar-se, além da doença hemorroidária e o desuso dos remédios também contribuem para a situação problema que Cameron vive. Também apresenta comportamentos característicos de Transtorno Acumulativo.
...