Trabalho de Orientação Profissional
Por: v.gomes • 5/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.736 Palavras (11 Páginas) • 92 Visualizações
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o processo de Reorientação de Carreira. O quanto uma reorientação pode ajudar o indivíduo encontrar a sua identidade profissional. A nova realidade do contexto brasileiro as mudanças sociais, alguns aspectos que deve ser analisado como a postura do profissional que deve estar ciente da postura ética ao realizar uma reorientação de carreira explicando os motivos que envolve uma profissão como o desemprego, os prós e contras da profissão, por fim trabalhar a profissão desejada.
Palavra-chave: Reorientação de carreira, Profissão, Desemprego.
Abstract
This work aims to show the process of Career Reorientation. How much a reorientation can help the individual find his professional identity. The new reality of the Brazilian context the social changes, some aspects that must be analyzed as the professional's posture that must be aware of the ethical posture when performing a career reorientation explaining the reasons that involves a profession such as unemployment, the pros and cons of the profession, finally work the desired profession.
Keyword: Career reorientation, Profession, Unemployment.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 ADULTO SATISFEITO NO SEU TRABALHO 7
3 ADULTO INSATISFEITO DE SEU TRABALHO 7
3.1 Temos aqui algumas etapas dessas insatisfações: 8
4 SITUAÇÃO DE DESEMPREGO 9
5 CONSEQUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO 11
6 CONCLUSÃO 12
7 REFERENCIA 14
1 INTRODUÇÃO
Reorientação de Carreira é uma busca a uma nova opção de carreira, sendo um processo que poderá ser feito em diferentes etapas da vida, e também poderá se ter várias motivações. O ponto central dessa reorientação é encontrar um trabalho que tenha um significado profissional para a pessoa.
A Reorientação pode ser para um profissional em início de carreira, um já experiente no mercado de trabalho, um desempregado ou até mesmo um desempregado. O trabalho de Reorientação atende pessoas que desejam ter oportunidades de encontrar uma realização profissional, e ao mesmo tempo que se adeque a sua necessidade.
A Reorientação soa como um “escolher de novo”, isso traz de certa maneira uma angustia para o adulto, entra em um conflito de desenvolvimento, ou seja, por um lado está passando por uma fase de acomodação e consolidação, e por outro lado deve voltar a “ser jovem” para que assim “escolha de novo”, isto é, começar de novo a uma nova carreira.
O objetivo maior da Reorientação de Carreira é ser trabalhada a relação do homem-trabalho, ou seja, a vivência no desempenho da profissão, sendo necessário antes de tudo promover o autoconhecimento. Após promover esse autoconhecimento, identifica-se interesses, habilidades e competências do orientado. O objetivo é o aprofundamento voltada também na questão pessoal, neste segundo momento, é agregada a essa nova escolha, fazendo assim uma reflexão sobre o projeto de vida, e permitir que esse adulto progrida em suas escolhas, auxiliando a ver essa relação existente entre as decisões que vai tomando ao longo de sua carreira.
Segundo Lucchiar (1997), a metodologia do processo de Reorientação de Carreira, começa com uma entrevista, individual, tem objetivo de levantar expectativas em relação a este processo, saber quais são as preferencias, as expectativas e influências familiares sobre suas escolhas, qual curso está fazendo, que atividades profissionais tenha ou esteja desempenhando, isto é, conhecer um pouco cada reorientando, para facilitar o planejamento das atividades grupais subsequentes.
2 ADULTO SATISFEITO NO SEU TRABALHO
Quando falamos em reorientação também incluímos o adulto que está satisfeito no seu trabalho ou uma pessoa bem-sucedida, mas que desejaria trocar de profissão e também quem sabe dar upgrade em sua especialidade dentro da mesma profissão, o experimentar atividades diferentes criando.
Para Mayer et. al. (2018), em uma profissão que está deixando de existir como, por exemplo, a evolução tecnológica que está em constante movimento e a tendência é nunca parar, essas novas profissão surgem e profissões antigas simplesmente desaparecem. E também considerando que às vezes uma profissão não é será excluída, mas esses avanços tecnológicos fazem com que o trabalho a ser realizado no dia a dia seja totalmente diferente e exija novas habilidades.
Algumas procuras de reorientação de carreira envolvem o mundo dos atletas, onde a idade é um exemplo que possuem um limite natural que os impede de seguir na mesma profissão a vida toda, acabam se tornam-se técnicos esportivos, outros empresários, e também quando as condições físicas que por algum motivo acabam influenciando aos que amam suas carreiras a se reconectar ao um novo caminho da profissão, e diante de uma sociedade que exige tanto o muito relevante o estresse e a falta de tempo na atual profissão faz com que a falta de tempo com a família e o estresse excessivo comum em algumas profissões podem gerar a vontade de realizar uma transição de carreira
Porém em uma procura ao o orientador, ele deve observar as vivências antecedentes sejam elas pessoais ou profissionais, cujos laços e significados foram formados pelo indivíduo, e através dessa análise deve buscar habilidades para o desenvolvimento e transição, para que esse sujeito possa amadurecer e se desenvolver de acordo com as exigências do ambiente, necessidades de segurança, a busca por um emprego similar ao anterior, porém que lhe garanta subsídios ao seu novo modo de vida, necessidades de afeto e de pertença, necessidades de estima, necessidades de auto atualização, desenvolvendo o interior e o exterior, aceitando sua situação.
3 ADULTO INSATISFEITO DE SEU TRABALHO
A insatisfação no trabalho muitas das vezes vem a ser uma epidemia, pois não é difícil de encontrar em diversos
...