Trabalho de campo
Por: Mimattosf • 17/5/2016 • Projeto de pesquisa • 920 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Curso: Psicologia
Noturno 5°R
Psicologia Comunitária
TRABALHO: De Campo
São Paulo
2016
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
Psicologia Comunitária
TRABALHO: De Campo
CAMPUS: MARQUÊS
2016
Sumário
Apresentação………………………… ..............................................................................................4
Abrigo………………………………….............................................................................................5
Fundação Casa……........................................................................................................................….6
Delegacia da Mulher…………………………………………………………………………………7
Apresentação
Nos dias 09,16 e 23 de março a equipe constituída por realizaram uma série de visitas aos espaços de acolhimento e assistencia institucional.
Este relatório tem como objetivo relatar as visitas e trabalho de campo.
Abrigo
O Abrigo está situado em uma área residencial no Jd. Ângela, zona sul de São Paulo.
A ´´ Instituição`` fica instalada em um sobrado com muros elevados. Não tem placa, propositalmente, para que os moradores não se sintam discriminados.
A visita foi realizada em uma quarta-feira – dia 16/03/16 com duração de Uma hora.
Na ocasião da visita fomos recebidos por um educador e encaminhados até a sala da Psicóloga, que ocupa o referido cargo há 6 anos.
O abrigo é responsabilidade da ONG Bom Jesus, conveniada com a prefeitura e o Saica – Serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, objetiva acolher e garantir, provisoriamente, proteção integral.
O abrigo tem por objetivo acolher crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, nos casos de violência doméstica, maus tratos físicos e psicológicos praticados por pais e responsáveis, crianças que tinham o convívio com responsáveis dependentes químicos, vivência de rua, orfandade quando há morte dos familiares, crianças que tiveram os pais detidos pela justiça, abuso sexual, problemas com o comportamento da criança e adolescente, carência em recursos materiais da família e abandono pelos pais e responsáveis.
O serviço abriga até 20 crianças e/ou adolescentes por vez,a mais nova com três anos e a mais velha com 17. O prazo máximo do educando permanecer abrigado é de 2 anos, mas na realidade isso não acontece. Oferece atendimento psicossocial a fim de promover a reintegração familiar do educando e realiza encaminhamentos tanto para a criança/ou adolescente quanto para a sua família. Porém em alguns casos ocorre uma quebra de vínculo familiar muito grande e sem a possibilidade do desabrigamento, o jovem fica núcleo até completar a idade limite que é de 17 anos, 11 meses e 29 dias.
O Sbj é uma instituição filantrópica, surgiu na década de 80 com intuito de ajudar crianças de 2 a 6 anos carentes da região, hoje conta com 24 núcleos e parceria com a prefeitura de São Paulo.
O convênio com a prefeitura proporciona apenas o básico, sobrevivendo assim de doações da comunidade e parceria com projetos. O mobiliá
Os momentos marcantes da instituição foram muitos citados pela psicóloga, mas o que mais chama a atenção são os encaminhamentos ´´Felizes – Bem sucedidos``
A equipe conta com 18 funcionários, entre eles Gerente, Assistente social e psicóloga (trabalham de segunda a sexta em horário comercial), os demais são todos educadores (trabalham em escala de 12x36).
Fundação Casa
A Fundação Casa está localizada em uma área residencial na Cohab de Taipas, Zona norte de São Paulo.
Não pudemos visitar a instituição pois dependíamos de autorização do Governo, sendo assim a visita foi realizada em um escritório no centro de São Paulo em uma quarta-feira – dia 23/03/16 com duração de Uma hora.
Na ocasião da visita fomos recebidos por uma Auxiliar de Enfermagem, que ocupa o referido cargo há 6 anos, além do cargo obtido, todos tem o dever socioeducativo.
A fundação Centro de Atendimento socioeducativo ao Adolescente (CASA), instituição vinculada á Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, tem a missão primordial de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no estatuto da criança e do adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
...