TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho estágio em clinica

Por:   •  12/12/2015  •  Artigo  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA

CURSO DE PSICOLOGIA

ADRIELE LORENA MORAES DE MATOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA

BELÉM

2015


ADRIELE LORENA MORAES DE MATOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA

Relatório apresentado ao Curso de Psicologia da Escola Superior da Amazônia como Requisito para obtenção de nota.

Supervisora: Prof. Ms. Tássila Albuquerque

BELÉM

2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

Desenvolvimento        

Atividades realizadas        

Conclusão        

Referências bibliográficas        


INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem por objetivo de descrição o desenvolvimento do Estágio Especifico em clinica, realizado no Serviço de Psicologia da Escola Superior da Amazônia, durante o semestre letivo de 2015/2.  O estágio proporciona aos alunos a oportunidade de se prepararem para realizações profissionais de intervenção, desenvolvendo atividades sob supervisão da professora responsável.

O serviço de psicologia da instituição oferece atendimento para toda comunidade de Belém que procura pelo serviço, onde são feitas triagens a fim de atender toda demanda. Para o desenvolvimento do estágio foi utilizado à abordagem Gestaltista, que funcionou como alicerce para realização da prática.


Desenvolvimento

Gestalt é uma palavra de origem alemã, cujo significado traz á idéia de “um todo estruturado”, configuração, forma, totalidade. (ANDRADE, 2007).

Ela teve seus primeiros indícios de origem marcados pelos anos 1940, quando Frederick Perls, psicanalista alemão elaborou suas primeiras instituições gestálticas. No entanto o surgimento oficial da mesma só ocorreu em 1951, em Nova Yorque, nos Estados Unidos.

Sendo assim, no Brasil a Gestalt Terapia, chegou por volta de vinte anos atrás, quando os primeiros textos foram trazidos dos estados unidos e adotados como uma nova abordagem psicoterapêutica, tanto por profissionais da área, quanto pelo público em geral. (SERGE,1995).

A gestalt terapia tem três princípios básicos que são a fenomelogia, o existencialismo e o holismo, bem como a teoria do campo. É através da relação dialógica na terapia, que o cliente tem a oportunidade de reconhecer suas formas incompletas, no que diz respeito á sua relação com o mundo, com ele mesmo e com as demais pessoas, tornando possível a conscientização de como se dá está relação e proporcionando possíveis mudanças.

Dessa forma, a fala, o corpo e a relação terapêutica são os instrumentos de mais valia adotados pelo gestalt-terapeuta para alcançar o objetivo. Assim, o cliente é convidado a descobrir o sentido de sua vida, no contexto no qual está inserido.

Alguns conceitos básicos fundamentam a gestalt-terapia, tanto a sua base teórica, quanto a sua prática. Esses conceitos advém de suas bases filosóficas e teóricas e serão abordados aqui de maneira sucinta. O primeiro deles é o contato, que é considerado pela gestal-terapia o processo básico do relacionamento. O contato trazido aqui se refere ao relacionamento do sujeito com a vida e com o imediato, é a experimentação do presente. (Andrade, 2007).

A gestalt-terapia quando aplicada ao público infantil, deve considerar todos estes aspectos que compreendem a fundamentação desta abordagem. A mudança ocorrerá, entretanto, nos métodos e técnicas selecionados para o desenvolvimento da terapia. Muitos adultos não acreditam no sofrimento que a criança pode sentir porem vários terapeutas afirmam que algumas vezes elas passam por situações dolorosas enfrentadas e que marcam suas vidas de maneira a afetar seu comportamento.

A sensibilidade da infância torna a criança passível de absorver e tomar para si aspectos emocionais das pessoas com quem convive, vivenciando aquela experiência como resultado de suas ações, ou seja, a criança pode levar para si a culpa do comportamento de outras pessoas.

Sendo assim, como terapeuta em formação eu fiz atendimento com um caso, com o qual selecionei e entrei em contato com o cliente a ser atendido, de acordo com as proposta da disciplina, respaldando á prática de atendimento no conteúdo teórico oferecido pela abordagem. Onde os atendimentos eram realizados semanais, sob duração de 60 minutos no máximo por sessão.

O caso era de uma criança de 10 anos que veio encaminhado do CAPS DUQUE, com a solicitação de uma avaliação psicológica e atendimento psicoterapêutico. Cuja queixa principal trazida era a agressividade e conflitos de relacionamentos com a mãe.

O primeiro atendimento foi realizado com a mãe do paciente, no qual houve a aplicação de uma entrevista inicial e da anamnese, bem como o esclarecimento sobre o funcionamento do serviço a ser realizado, do contrato de consentimento, assim como a importância do cumprimento de horário, presença, duração dos atendimentos, sigilos, etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com