Transtornos de Ansiedade
Por: Wmoraes90 • 29/4/2019 • Resenha • 717 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
HOLMES, David. Transtornos de ansiedade: Sintomas e Questões. In:______. Psicologia dos transtornos mentais. 2°. ed. Porto Alegre: artmed, 1997. P. 83-98.
Resenhado por: Wênnya Moraes da Silva
O capitulo fala sobre a ansiedade, e de como ela se faz presente em muitos tipos de comportamento anormal, sendo o sintoma ou causa principal de outros sintomas. Os sintomas de humor como a tensão, pânico, agitação e apreensão são os principais da sociedade. Já os cognitivos incluem preocupação, ruminação e distratibilidade, que se originam do fato de que os indivíduos ansiosos sempre esperam que algo ruim os aconteça, estão em alerta e preocupados constantemente por esse fato.
Nos sintomas somáticos, dois ficam mais aparentes na sociedade, o primeiro são os sintomas somáticos imediatos, como o suor, a boca seca, a respiração curta, a frequência cardíaca acelerada, a pressão sanguínea e tensão muscular. Em segundo estão os sintomas somáticos atrasados que resultam de tensão ou estimulação prolongada, que inclui fraqueza muscular, cólica intestinal, dores de cabeça e pressão sanguínea cronicamente elevada. Nos sintomas motores observados nos indivíduos ansiosos envolve atividades aleatórias como inquietação. As distorções são feitas entre ansiedade-traço e ansiedade-estado e entre ansiedade cognitiva e a ansiedade somática.
Se tratando de transtornos de ansiedade podem ser divididos em transtornos fóbicos que é quando a ansiedade é limitada a uma situação particular, esses transtornos podem ser em três tipos, a agorafobia que envolve o medo de lugares públicos, as fobias sociais que acarretam em medos de situações sociais nas quais se pode ser submetido a críticas e as fobias específicas que implicam todos os outros medos irracionais, como medo de altura, de animais, de lugares pequenos ou de tempestade.
E em estados de ansiedade, que é quando a ansiedade é flutuante e não limitado a qualquer situação, há quatro tipos de estado. O 1° é o transtorno de pânico quando o indivíduo experimenta breves períodos de ansiedade intensa, que não está relacionado ao qualquer evento específico, nas situações sociais alguns indivíduos que sofrem de ataques de pânico desenvolvem sintomas de agorafobia. O 2° é um transtorno de ansiedade generalizada, que envolve ansiedade flutuante crônica.
No 3° o transtorno de estresse pós-traumático, é aplicado a indivíduos que previamente passaram por uma situação altamente estressante e ainda são perseguidos por essa experiência, são incomodados por memórias dolorosas que são recorrentes como pesadelo ou flashbacks. Mas esse transtorno também pode se originar estresses como desastres naturais, crise e abuso infantil. O 4° trata-se do transtorno obsessivo-compulsivo tem ideias persistentes obsessões e engajam-se em comportamentos repetitivos, compulsões, que se tornam inapropriadas.
Em algumas circunstâncias a ansiedade pode ser algo bom, porque serve como uma forma impulso ou motivação. Entre 2% 4% da população sofre de transtorno de ansiedade, as mulheres tendem ter do que os homens, mas a incidência desses transtornos diminui à medida que as pessoas vão envelhecendo.
Já no texto “O sofrimento psíquico na perspectiva da psicopatologia fundamental”, de Paulo Ceccarelli apresenta algumas reflexões entre psicopatologia fundamental e saúde mental. Inicialmente, o autor começa falando das mudanças no conceito grego de Pathos, desde sua origem até o significado mais comum que tomou hoje, o sentido médico da doença.
...