UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PSICOLOGIA
Por: Mariaasousa • 24/11/2018 • Projeto de pesquisa • 295 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PSICOLOGIA
Janaína Souza Costa Da Silva 201608002993
Jéssica de Mendonça Pereira 201508940381
Juliana Cristina Andrade De Souza 201402025912
Maria Aparecida De Sousa Ferreira 201608002985
Pensamento e Linguagem
Nova Iguaçú
2018
Tema
Café e sua função cognitiva.
Delimitação do tema
A ingestão do café antes de alguma e a melhora do desempenho cognitivo a curto prazo.
Problema
Ingerir café pode ajudar no desempenho cognitivo a curto prazo?
Hipótese
A ingestão de uma xícara de café antes de alguma atividade que exija raciocínio lógico pode ajudar no pensamento.
Objetivo
Verificar se a ingestão de uma pequena quantidade de café antes de uma atividade que exija raciocínio lógico e concentração pode melhorar e ajudar no desempenho cognitivo da pessoa e descobrir se de fato os componentes existentes no café tem ligação com a função cognitiva a curto prazo.
Justificativa
Muitas pesquisas dizem que ingerir certa quantidade de café pode ajudar as pessoas na retenção de informações de curto prazo. Pessoas que consomem cafeína têm mais facilidade para focar em alguma tarefa mesmo quando estão fadigadas. Entretanto, o efeito dessa substância e a resposta do cérebro variam de pessoa para pessoa, já que alguns consomem ocasionalmente e outros, diariamente. Os efeitos são proporcionais à dose total administrada, isto é, mais intensos com grande quantidades. Embora muito desses estudos sejam observacionais, o que significa que não podem provar a causa ou efeito, eles sugerem fortemente que o café é bom para o cérebro. A cafeína pode melhorar vários aspectos da função do cérebro, incluindo: humor, tempo de reação, vigilância, atenção e aprendizagem.
Portanto, nossa pesquisa vem por meio dessas afirmações avaliar efeitos positivos que o café tem no cérebro e observar se a capacidade da pessoa de solucionar problemas após ingeri-lo aumenta.
Revisão de Literatura
...