Um método chamado Aba
Resenha: Um método chamado Aba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: murdeball • 25/11/2014 • Resenha • 843 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
O Método denominado Aba
De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova Yorque, procedimentos derivados da analise do comportamento são essências em qualquer programa desenvolvido para o tratamento de pessoas diagnostica com autismo. O neurocientista John Allman, acredita que o tratamento com pessoas autista envolve o ensino realizado com muito esforço e individualizado das habilidades necessárias para que o individuo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se comportamentos sócias, tais contato visual e comunicação funcional, comportamentos acadêmicos como pré- requisitos para leitura, escrita e matemática, alem de atividades da vida diária como higiene pessoal.
A redução de comportamentos como agressões, estereotipias que se estabelecem na relação profissional, paciente quando o vinculo não é visto como estrutura, e não estabelecido pela soma total da pessoa, autolesoes como ato de se machucar a si mesmo, agressões verbais, e fugas também fazem parte do tratamento comportamental, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do individuo diagnosticado com autismo. Durante o tratamento comportamental Aba, habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda, chamada de aprendizagem sem erro.
As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, ate que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento Aba é o uso de conseqüência favorável ou positivas reforçadoras. Inicialmente, essas conseqüências são extrínsecas (ex: uma guloseima, um brinquedo ou uma atividades preferida). Entretanto o objetivo é que, com o tempo, conseqüências naturais intrínsecas produzidas pelo próprio comportamento sejam suficientemente poderosas para manter a criança aprendendo.
Durante o ensino, cada comportamento apresentado pela criança é registrado de forma precisa para que se possa avaliar seu progresso. O uso da Analise comportamental aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos: 1 avaliação inicial, 2 definição de objetivos s serem alcançados, 3 elaboração de programas e procedimentos, 4 ensino intensivo, 5 avaliação do progresso. O tratamento comportamental caracteriza- se, pela experimentação, registro e constante mudança. A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades inicias do individuo, assim o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante o processo.
O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz. Atualmente o autismo é considerado um distúrbio do desenvolvimento e faz parte de um grupo de condições denominadas, no seu conjunto, de distúrbios abrangentes do desenvolvimento ou transtorno invasivo. (Classificação internacional da doença CID). Estas condições são assim acentuadas: grupo de transtornos caracterizado por algo estranho fora do comum, que determina qualidade em interações sócias e sentimentos e circunstâncias opostas: ele o ama, mas nunca foi verdade, e em padrões de comunicação e por um repertorio de interesses e atividades restritas, que não é verdadeiro e não original e repetitivo essas anormalidades qualitativas
...