Unidade Convite a Filosofia Marilena Chauí
Por: aninhabeatriz9 • 4/5/2020 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Unidade 7: As Ciências
Capitulo 1: A atitude científica:
O Senso Comum: No senso comum diz muito como o ser humano deve-se destacar em uma sociedade, principalmente como deve-se destacar em uma família, o espelho do que realmente é uma família. Para historiadores e antropólogos mostram que: “entendemos por família (pai, mãe, filhos; esposa, marido, irmãos) é uma instituição social recentíssima – data do século XV – e própria da Europa ocidental, não existindo na Antiguidade, nem nas sociedades africanas, asiáticas e americanas pré-colombianas. Mostram também que não é um fato natural, mas uma criação sociocultural, exigidas por condições históricas determinadas.” Pagina 315.
No senso comum quer dizer que tudo é como devia realmente ser, como cada coisa tem a sua devida medida, forma, cor e jeito.
Tudo vem do passado, eventos que sempre acontecem, coisas que vemos no nosso cotidiano que transformamos em certezas, no senso comum.
As certezas que sempre tivemos e pensávamos ser simples, passam a ser mostrada de outra forma pela ciência.
Segundo Chauí, essas certezas formam nossa vida e o senso comum da sociedade, e então são transmitidas de geração por geração, e, muitas vezes, transforma-se em crença religiosa, em doutrina obvia.
Características do Senso Comum: Todos tem uma opinião, um modo de vida, cultura e etc. São individualizadores que qualificam o bom e o ruim (qualidades) e se misturam com as diferenças que conhecemos como por exemplo bolo novo é bom, bolo velho é ruim. São generalizadores, uma única opinião pelo mesmo fato, como por exemplo, toda mãe é igual, so muda de endereço. Com isso então, cria as generalizações, isto é, generaliza o outro pelas vivencias e conhecimentos que já teve.
A atitude cientifica: Diferente do senso comum, a atitude cientifica tem obstáculos e problemas, desconfia da nossa ausência de critica e principalmente a falta de curiosidade diante do novo. Sendo assim, o conhecimento cientifico opõe-se as características do senso comum, ou seja, é na verdade objetivo, diferenciador (não generaliza, e sim distingue entre os que parecem iguais), surpreende com a frequência das coisas e procura sempre mostrar que o extraordinário é diferente do normal.
A atitude cientifica quer mostrar que no mundo não existe forças secretas, mas causas e relações racionais que podem ser conhecidas e explicadas para todos.
Os objetos científicos não são dados por nossa experiência humana, mas sim construídos pela investigação cientifica.
A ciência é diferente do senso comum porque não é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições, e sim, em pesquisas, investigação sistemática.
A ciência se resulta através de pensamento e ação.
...