Universidade Estácio de Sá Campus Santa Cruz Graduação em Psicologia
Por: brunoisas • 18/8/2019 • Trabalho acadêmico • 956 Palavras (4 Páginas) • 346 Visualizações
Universidade Estácio de Sá Campus Santa Cruz Graduação em Psicologia
Bruno Barbosa De Oliveira / Matricula: 201502158612
CONDICIONAMENTO OPERANTE
Rio, Junho de 2019.
Objetivos:
Este trabalho tem como objetivos Apresentar os princípios básicos da metodologia científica através de atividades práticas em análise do comportamento. Realizar análises funcionais e experimentais do comportamento experimentos básicos de Modelação, Extinção, Punição e Esquema Observando no laboratório as reações do Sniffy aos estímulos provocados e seus movimentos.
Introdução:
Condicionamento Operante O conceito de Condicionamento Operante foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este conceito refere-se ao procedimento em que uma resposta é modelada no organismo através do reforço diferencial e de aproximações sucessivas. Essa resposta gera uma consequência e essa consequência afeta a probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade; se for punitiva, diminui a probabilidade de sua ocorrência futura. O conceito de Condicionamento Operante difere do condicionamento proposto por Pavlov, pois o primeiro ocorre em um determinado contexto, chamado de estímulo discriminativo, e gera um estímulo que afeta a p robabilidade d ele ocorrer novamente. O segundo é eliciado por algum estímulo e é uma reação fisiológica do organismo. Em nosso trabalho tivemos contato com conteúdos que foram apresentados nas aulas foram eles a Modelagem, Extinção, Punição e o Esquema.
Descrição das atividades:
Nas aulas que tivemos ao longo do semestre tivemos contato mais uma vez com o sniffy pro e continuamos com processo de aprendizagem no computador. Na aula foram feitos experimentos de modelagem, a modelagem se dá quando uma resposta específica é alcançada com aproximações sucessivas às respostas almejadas. Essas aproximações são semelhantes, à resposta final, de modo que ao longo do tempo possibil itam ao organismo atingir aquela última resposta, através do reforçamento positivo daquelas respostas iniciais.
Também na aulas foram feitos experimentos de extinção com o som e alimento desligado e sem o alimento mas com a apresentação do som (reforço secundario).
Tivemos contato com a punição que foram realizados testes de com choque suave, choque intenso e choque suave mais frequentes.
E por último tivemos os esquemas que foram apresentados com testes de razão variável, razão fixa, intervalo variável e intervalo fixo.
Resultados obtidos:
O resultado tem como objetivo apresentar os experimentos realizados na disciplina Análise Experimental do Comportamento e os resultados obtidos. Os resultados foram de suma importância para os alunos, em nossas aulas tivemos experimentos que foram um sucesso nas aulas.
Modelagem – Na modelagem usamos um comportamento novo para reforça e diferencia as aproximações sucessivas do comportamento alvo assim surge um novo comportamento desejado.
Extinção - O procedimento feito com o rato já modelado a pressionar a barra para ganhar o alimento foi feito em nossa aula neste experimento foi retirado o reforço do comportamento de pressionar a barra e o rato não ganhava mais o alimento toda vez que pressionava a barra. Foram registrados todos os comportamentos de pressão a barra a cada minuto.
Punição - O procedimento de punição foi em três experimentos, choque suave , choque intenso e choque suave mas frequente , com registros dos comportamos do sujeito experimental.
Esquemas - E por último usamos o esquema em forma de razão variável , razão fixa , intervalo variável e intervalo fixo. Já o sujeito que obtém reforço de modo intermitente “aceita” ficar sem reforços em momentos diferentes, pois espera que, uma hora ou outra, o reforço venha, não colocando assim suas respostas em extinção.
...