União das Faculdades de Mato Grosso
Por: Joseane Alves Ferreira • 3/7/2023 • Relatório de pesquisa • 883 Palavras (4 Páginas) • 42 Visualizações
[pic 1] | Faculdade de Nova Mutum - UNIFAMA Mantida pela UNIFAMA – União das Faculdades de Mato Grosso Curso de Psicologia |
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Acadêmico(a):Joseane Alves Ferreira
Docente: Evanize Lemes Matos
NOVA MUTUM – MT
2023/1
I - Introdução
O estágio de observação realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece uma oportunidade significativa de vivenciar e compreender a atuação dos profissionais nessa área da Assistência Social. Durante esse período, tive a oportunidade de acompanhar de perto as atividades desenvolvidas pela psicóloga Milady, observar suas intervenções e compreender a importância desse serviço para a promoção do bem-estar e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Este estágio, pude reconhecer a importância dos CRAS como ponto de entrada para a Assistência Social, acolhendo as demandas da população em situação de vulnerabilidade. Os CRAS desempenham um papel fundamental na oferta de serviços e programas socioassistenciais, buscando garantir direitos, promover o acesso a benefícios e contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Por meio dessa experiência de observação, tive a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelos profissionais, como o atendimento às famílias, orientações socioeducativas, encaminhamentos para programas e serviços, além do desenvolvimento de atividades com grupos comunitários. Essas ações visam atender às demandas da comunidade, prevenir situações de risco, promover a autonomia e a inclusão social, como cadastro único, cursos e oficinas de capacitação para inserção no mercado de trabalhos, atividades do Maturidade Feliz, entre outras.
O estágio de observação em CRAS também representa uma oportunidade valiosa para minha formação acadêmica e profissional. Através dessa experiência, pude vivenciar experiências, compreendendo a realidade social, os desafios e as possibilidades de atuação na área da Assistência Social em nossa cidade.
II - Objetivo Geral
Como experiência por meio da observação, o psicólogo atua no Cras, desenvolvendo um olhar diferenciado sobre a diversidade e adversidade encontradas no meio social, tais como atendimentos individuais e em grupo, encaminhamentos para programas e serviços.
O objetivo é compreender na prática como o psicólogo contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares, o acesso a direitos e a promoção da autonomia das famílias.
Pude refletir sobre a importância do psicólogo com escuta, acolhimento e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e o fortalecimento dos laços comunitários.
III - Objetivos específicos
O estágio me proporcionou uma experiência de grande valia para minha formação e capacitação. A introdução da psicologia nos CRAS pode servir como uma ferramenta valiosa para compreender os processos inseridos no contexto social, bem como para fornecer uma visão diferenciada sobre a diversidade e adversidade no ambiente social. Participei de reuniões de discussão de casos, supervisionadas pelo psicóloga Milady. Colabora na elaboração de planos de intervenção psicológica, levando em consideração as especificidades e recursos disponíveis para cada.
Aprender sobre o trabalho em equipe multidisciplinar, promovendo a articulação com assistentes sociais, e outros profissionais, a fim de integrar diferentes saberes e perspectivas no atendimento das famílias.
IV - Atividades Desenvolvidas
Pude presenciar atividades desenvolvidas pelos profissionais do CRAS, como confecção de currículo, a atuação da psicóloga em organizar palestra de conscientização entre pais e filhos na linguagem não violenta. O trabalho do psicólogo em estabelecer parcerias com outras instituições, como escolas, postos de saúde, a fim de garantir um suporte abrangente e integrado as famílias do CRAS. Essa articulação demonstrou a importância da rede de apoio na promoção da qualidade de vida e no enfrentamento das adversidades sociais. Esse primeiro contato acaba sendo muito importante, pois quem chega primeiro busca o atendimento da equipe local para que se sinta confortável e acolhido. Em geral, quem procura os serviços do Cras são pessoas que buscam alguma ajuda ou querem participar de algum projeto que o local realiza, projetos que incluem gestantes, idosos e crianças.
...