VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: UMA PREOCUPAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Por: Kamilla17 • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO:
UMA PREOCUPAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
21/09/2016
BRASILIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
BÁRBARA COSTA - PSICOLOGIA
DÁIVINE ALMEIDA - PSICOLOGIA
FLÁVIA CHAVES - PSICOLOGIA
IZABELA HENRIQUE -
KAMILLA KELLER -
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO:
UMA PREOCUPAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II com fins avaliativos, sob orientação da professora Andréa Dias Garzesi.
21/09/2016
BRASÍLIA - DF
INTRODUÇÃO
Ao longo de nossas vidas, passamos por processos de desenvolvimento e por fases que vão nos moldando. Passamos pela infância, fase adulta e chegamos na fase do envelhecimento, a terceira idade. O envelhecimento, não é uma doença, é apenas mais uma fase da vida onde ocorrem transformações e alterações sejam elas biológicas, psíquica e também transformações sociais, fazendo com que as fragilidades do indivíduo fiquem mais acentuadas. Também pode ser definido como um processo de mudança da estrutura biológica, psicológica e social dos indivíduos ao longo da vida. Sendo um processo múltiplo que sofre variações culturais, históricas de acordo com cada sociedade (Minayo, 2008).
Levando-se em consideração que esses podem ser os primeiros indivíduos a terem acesso a sinais de abuso, como os profissionais da área de saúde de colocam no papel de cuidadores e tem a oportunidade de tratar os problemas a violência contra o idoso que chega a diversas instituições. Compreender a violência que alguns idosos sofrem perante a sociedade, analisar o motivo pelo qual a grande maioria dos idosos não possuem seus direitos respeitados como deveriam, trazer as diferentes questões acerca da velhice, identificar como ocorre a violência contra o idoso pelo ponto de vista de profissionais da saúde e aprofundar a discussão sobre aspectos sociais da terceira idade.
A violência praticada pelos familiares que se dá em sua grande maioria por motivos relacionados á falta de conhecimento sobre tal fase da vida que trás mudanças físicas como também psicológicas. Ainda neste contexto, existem também motivos financeiros, seja por não ter como dar suporte que em grande maioria os idosos necessitam, e também acarretando a exploração que se diz respeito aos seus bens materiais. Os maus tratos praticados por cuidadores devido a falta de treinamento especializado tanto para o suporte da parte física e também psicológica, ou até mesmo por falta de papel adequado para dar este tipo de assistência e descaso por muitas vezes acharem que estas pessoas na terceira idade, não possuem mais utilidade na sociedade (Mioto,2010)
...