Valorização e conhecimento de outras culturas e sua alimentação
Por: jordanne782304 • 12/4/2015 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
Valorização e conhecimento de outras culturas e sua alimentação típica
A alimentação é um fator fundamental na nossa vida cotidiana, não só porque é uma necessidade básica, mas também porque o acesso a ele se tornou um problema de saúde pública, uma vez que tanto a falta e o excesso pode levar à doenças. A evolução histórica da nutrição no mundo revela que a gastronomia, recursos, hábitos e padrões alimentares são aspectos importantes para uma reflexão sobre a complexidade e riqueza entre os países. Quando se fala em comida, é impossível esquecer a fome, um problema sério para que ela atinge milhões de pessoas no mundo. A desigualdade econômica e social têm dificultado acesso aos alimentos para as populações, principalmente em países em desenvolvimento. É importante perceber a emergência de decisões políticas que dão prioridade ao desenvolvimento econômico através de uma melhor distribuição de renda e políticas agrícolas, ajudado por novas tecnologias.
No Brasil temos o hábito de comer arroz e feijão, é claro que existem outros países com este prato, mas nós brasileiros somos campeões neste quesito, já virou um referencial, faz parte da nossa cultura, assim como as massas na Itália.
Como diz o texto, nos últimos tempos os hábitos alimentares veem mudando com uma rapidez imposta pela sociedade contemporânea e acaba derrubando alguns costumes construídos ao longo da nossa história. Está havendo a troca dos alimentos saudáveis pelos alimentos industrializados e fast-foods, que são pratos viçosos e refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo, e justamente o tempo é o que mais colabora pra esse aumento de uma refeição fácil e rápida.
...