Vigotski
Por: Pamela167 • 10/6/2016 • Resenha • 617 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
Vigotski sempre defendeu a importância da investigação do homem, pois mesmo o homem parecido com o animal, ele sempre se superou para seu desenvolvimento.
A base do desenvolvimento cultural do homem é através do crescimento e maturação orgânica, pois assim busca o desenvolvimento orgânico.
As funções psicológicas é toda a ação do psiquismo, ex a atenção, memória. Concluindo que as funções psicológicas é tanto do homem quanto do animal. Pois um animal é capaz também de memorizar e prestar atenção.
Porém Vigotski as diferencias dando o nome de funções psicológicas naturais ou elementares que é a mesma função entre o homem e o animal e funções psicológicas superiores que é somente para o homem.
Mais a Psicologia tradicional não concorda com Vigotski sobre essa diferenciação e diz ser biológico as funções psíquicas humanas. Vigotski porem diz que não é biológico, mais sim é um desenvolvimento social da conduta.
As funções psicológicas superiores é entendida como uma função na historia da vida humana, onde é vivida pelos homens de acordo com sua cultura, e assim a cada geração.
Então assim as funções psicológicas elementares é natural, enquanto as funções superiores é cultural, concluindo que essas funções não aparecem naturalmente, pois já existem e são introduzidas no meio da cultura do homem.
As funções elementares é uma resposta e um estimulo, é a reação do organismo ao meio. Ex: um barulho, e nós olhamos imediatamente. Ou um animal fazer o que faz sempre no seu dia a dia. Já as funções psicológicas superiores são caracterizadas pelos signos, a cultura; ex: uma dor de barriga, a avó fala da chá de boldo. Isso é uma cultura que vai passando a diante.
Vigotski diz que os signos são estímulos artificiais criados pelo homem. Os signos que estimula o homem no seu dia a dia. Entre eles estão as palavras.
Vigotski separa em três aspectos as funções psicológicas: gênese, estrutura e função.
A gênese das funções elementares são biológicas enquanto as gênese das funções superiores são culturais.
O desenvolvimento das funções psicológicas superiores
Vigotski separa as funções psicológicas superiores em dois grupos. O primeiro fala dos processos do meio externo do desenvolvimento cultural e do pensamento, tipo a linguaguem, escrita, calculo, desenho, etc. A segunda fala sobre os processos das funções psíquicas superiores, sendo a atenção voluntaria, memória cultural, pensamento lógico, etc.
Sendo assim Vigotski diz que o signo é o principio do meio externo que deve ser dominado pela criança.
Pelas experiências feitas com crianças Vigotski afirma que a reflexão nasce a partir do coletivo. E que um adulto ajuda muito nos desenvolvimentos superiores das crianças.
As etapas de internalização do signo
Para o signo se incorporar nas funções psíquicas da criança é tudo um processo, uma serie de varias etapas. Os signos são de inicio estímulos neutros, aparecendo conforme os obstáculos das crianças e crescendo cada vez mais.
Dando o processo de assimilação do signo que são dividias em quatro etapas.
A primeira é a etapa natural é aonde a criança reage as estruturas complexas com seus meios primitivos.
A segunda é o emprego mágico dos signos, aonde a criança passa a operar com os signos do meio, observando os adultos e seus signos, vendo suas ações, suas funcionalidades, mais ainda não sabe usa-las totalmente. Ex: um adulto fala que o leite da caixinha vem da vaca, e a criança diz isso também, mais não sabe explicar.
O terceira é a utilização de signos externos, é a criança ser capaz de organizar os estímulos e saber realizas as tarefas propostas.
...