Vivência do luto na infância e as consequências no desenvolvimento da criança
Por: eleazarfjr • 23/9/2019 • Projeto de pesquisa • 997 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Angelita de Cássia Prado Ribeiro
Eleazar Ferreira Junior
Vivência do luto na infância e as consequências no desenvolvimento da criança
[pic 3]
Londrina
2019
Angelita de Cássia Prado Ribeiro
Eleazar Ferreira Junior
Vivência do luto na infância e as consequências no desenvolvimento da criança
Projeto de pesquisa apresentada a Disciplina de Instrumentos e Projetos de Pesquisa curso de Psicologia, aula prática G1 da Faculdade Unifil como requisito para a obtenção da avaliação semestral.
Orientadora: Professora Isabella Borghesi
Londrina
2019
tema
Luto na infância
objetivos
objetivo geral
Compreender o que é o luto na infância.
objetivos específicos
Analisar as possíveis consequências para o desenvolvimento da criança.
Verificar quais são os sentimentos relacionados ao processo do luto.
problema de pesquisa
COMO A VIVENCIA DO LUTO AFETA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
3.2 HIPOTESES
Parte-se da hipótese que vivenciar o luto em qualquer momento da vida afeta o sujeito. O período da infância é muito importante para o desenvolvimento psíquico, e muito explorado por Freud e outros autores psicanalíticos. Vivenciar o luto neste período pode acarretar prejuízos no desenvolvimento do sujeito quando não elaborado, ou ainda quando elaborado de maneira incorreta, tais prejuízos podem se manifestar durante o desenvolvimento e a vida adulta.
JUSTIFICATIVAS
Como se sabe, o luto é um tema que levanta muitas dúvidas e questionamentos, principalmente com relação ao seu desenvolvimento e consequências.
O processo de luto é inerente ao ser humano. A elaboração da perda que este processe traz, acontece de formas diferentes para todos os indivíduos. Isto porque cada sujeito tem uma história singular, e maneiras distintas de defrontar este momento.
Ressaltaremos durante a pesquisa a importância do apoio familiar a uma criança no decurso do luto, bem como as consequências de vivenciar o luto no desenvolvimento infantil, e como isto pode afetar a vida adulta do sujeito.
5 MÉTODO
Segundo Lakatos e Marconi (2005, p.83) método é o “conjunto das atividades sistemáticas e racionais, que com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo”. Com o objetivo de responder às questões a investigar, a pesquisa se iniciará pela revisão de literatura.
Para elaboração do trabalho utilizaremos o método dedutivo que se baseia em duas premissas para chegar a uma conclusão.
Buscaremos referenciais teóricos para pressupor a premissa de que vivenciar o luto na infância pode ocasionar consequências para a formação psíquica do sujeito, essas consequências deverão ser investigadas, a fim de demonstrar se há ou não prejuízos para o seu desenvolvimento. Pois para a abordagem psicanalítica, a estrutura psíquica é formada na infância e em todo o sujeito há uma criança que habita em seu inconsciente.
O Desenvolvimento do conceito de morte em relação às crianças, deve se relacionar com o processe cognitivo, vez que a compreensão da morte pela criança não se faz isoladamente de outros processos cognitivos presentes em seu crescimento. Portanto o conceito de morte depende muito de seu desenvolvimento cognitivo global. De acordo com Torres (1999, p.40) “A compreensão de um conceito altamente abstrato e complexo como conceito de morte requer uma aptidão para distinguir entre animados e inanimados, compreender o significado de constância do objeto”.
...