Сausas do desgaste da ferramenta
Resenha: Сausas do desgaste da ferramenta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ACSC • 8/3/2014 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
3. Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Mostre todos os exemplos e descreva-os.
A abrasão ( ou atrito) mecânica -é uma das principais causas de desgaste da ferramenta.
O desgaste gerado pela abrasão é incentivado pela presença de partículas duras no material da peça e pela temperatura de corte, que reduz a dureza da ferramenta.
Aderência - Se duas superfícies metálicas são postas em contato sob cargas moderadas, baixas temperaturas e baixas velocidades de corte, forma-se entre elas um extrato metálico que provoca aderência. A resistência deste extrato é elevada a tal ponto que, na tentativa de separar as superfícies, ocorre ruptura em um dos metais e não na superfície de contato.
Difusão - A difusão entre ferramenta e cavaco é um fenômeno microscópico ativado pela temperatura na zona de corte. A difusão no estado sólido consiste na transferência de átomos de um metal a outro. A difusão dos átomos de ferro do aço do cavaco para a ferramenta, principalmente se esta for de metal duro, muda as condições de equilíbrio entre os elementos constituintes da mesma, levando a uma reação química entre eles.
Oxidação - A oxidação para os metais ocorre a altas temperaturas, com a presença de ar e água, contida nos fluidos de corte.
Mecanismos de desgaste - A velocidade de corte é de extrema importância no desgaste da ferramenta. Em velocidades baixas, o desgaste é severo devido ao cisalhamento de aresta postiça de corte e da aderência, e em velocidades altas, a intensificação do desgaste se deve principalmente a fatores como a temperatura de corte, a abrasão mecânica, a difusão e a oxidação.
...