A Analise Organizacional
Por: Raquel Villanova • 19/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.875 Palavras (12 Páginas) • 120 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD
ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I
Raquel da Silva Villanova
[pic 1]
Atividade Avaliativa I: Análise Organizacional
Professor Regente: Prof.ª Drª Ana Patricia Barbosa
Professor Tutor Virtual: Prof.ª Eliana Souza da Silva
Orientador Presencial: Assistente Social Franciele Fotrin de Oliveira
Canoas,2022
Estágio Curricular Obrigatório I, desenvolvido em instituição do terceiro setor, Ação Social Santa Isabel, situada na rua Dom Pedro II, nº10, bairro Nossa Srª das Graças, Canoas/RS.
O responsavél na gestão atual é o Sr. Everton Duarte Alfonsin, telefone para contato (51) 3472- 5605, e-mail institucional; secretaria@acaosocialsantaisabel.gov.br.
Supervisor(a) de Campo: Franciele Fotrin de Oliveira / nº cress10455.
A instituição tem por missão, prestar serviços de assistência social à comunidade, atendendo idosos, familias em vulnerabilidade social, crianças e adolescentes.
E também desde sua fundação em 1961, a visão institucional é ser através de uma equipe multiprofissional, referência na questão do respeito a infância e ao envelhecimento.
A instituição no inicio de sua fundação servia para atender as demandas solicitadas pela comunidade local; tais como doações, orientação para vagas de empregos, visitas domiciliares, entre outras ações, inclusive possuía um Posto de Saude com profissionais lotados pela prefeitura municipal, uma creche para crianças de familias em vulnerabilidade social, e um centro de Bem Estar do Menor onde jovens recebiam cursos preparatórios para o mercado de trabalho.
Em 1971 foi fundado o Lar da Velhice São José, ampliando o atendimento também ao público idoso, e no presente momento tem contrato com a prefeitura municipal de Canoas para gerenciar recursos humanos e administrativos, em um espaço publico de acolhimento para crianças e adolescentes.
Organograma do abrigo Raio de Sol:
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]
[pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]
Este local de acolhimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade segue as orientações tecnicas desenvolvidas pelo Ministerio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, contudo estas orientações a penas norteam as instituições desta natureza que estão distrbibuidas pelo Brasil, podendo ser adaptado a realidade e cultura local, desde que não haja baixa na qualidade dos serviços prestados.
De acordo com a ata de fundação, a instituição foi oficialmente fundada em 1961 por Filomene Meirelles, tendo inicialmente perfil caritativo; porem com o decorrer do tempo, devido ao crescimento populacional e o aumento das demandas, para continuar prestando um serviço eficiente à população, a instituição se alinhou as políticas públicas de assistencia, disponibilizando ata de fundação e estatuto, o que possibilitou a 60 anos atrás a fundação do Lar São José, e em 2017 a administração do abrigo Raio de Sol.
Salientando que o estatuto do idoso (Lar São José), e o guia de normas tecnicas dos locais de acolhimento para crianças e adolescentes, juntamente com Projeto Politico Pedagogico (Raio de Sol) dispoem das diretrizes seguidas pela instituição.
Conforme consta no site institucional e no folder comemorativo dos 60 anos, o objetivo é acolher crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, garantindo seus direitos, de inclusão e cidadania, bem como ser uma instituição social por excelência, com isso pode-se observar que as mudanças foram positivas devido a duas ações: recebimento de verba publica e o esforço em busca de doações de parcerias.
Para permanecer em atividade como uma Organização da Sociedade civil de referência nos dias de hoje, é necessário muita persistência, pois não são poucos os escândalos veiculados pela midia, sobre verbas desviadas por seus gestores, o que acaba resultando em descrédito, e menos doações financeiras. Por isso os objetivos tem que ser bem explícitos e concretos, não podendo ser a penas no papel, como por exemplo a manutenção dos alojamentos, a saúde dos acolhidos quanto ao acompanhamento médico, aspectos de higiene, alimentação adequada, equipe de colaboradores comprometidos com os objetivos e missão institucional, esses são fatores muito importantes e que acredito não demandarem grandes gastos.
Quanto a politica trabalhada é a de Assistência, mais especificamente no caso do abrigo Raio de Sol, é a de proteção a criança e ao adolescente, que é um serviço de acolhimento de alta complexidade do Sistema Único de Assistencia Social (SUAS), podendo ser estatal ou não estatal, e deve pautar-se nos pressupostos do estatuto da criança e do adolescentes (ECA), do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes, a Convivencia Familiar e Comunitaria, da Politica Nacional de Assistencia Social, da Norma Operacional Basica de Recursos Humanos do SUAS e no Projeto de Diretrizes das Nações Unidas sobre Empregos e Condições Adequadas de Cuidados Alternativos com Crianças.
E o público atendido, são crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, sendo que bêbes somente são acolhidos se a mãe tambem for acolhida, caso contrário são encaminhados para outra instituição específica; destacando que grupos de irmãos são mantidos juntos.
Todo o acolhido chega via Conselho Tutelar, e por ser de alta complexidade normalmente já está em processo judicial, é realizado também pesquisa de atendimento na rede de assistência que são; Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, UBS.
A questão social é quase sempre a mesma, desemprego, pobreza extrema e suas expressões principais são: drogadição, gravidez precoce, negligência com incapaz(crianças com deficiências) e menor em situação de rua.
...