A DEFICIÊNCIA
Por: morais188 • 19/12/2017 • Monografia • 272 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
2. Pessoa com Deficiência
Ao discutir sobre a pessoa com deficiência é necessário fazer um resgate sobre as concepções históricas a respeito de um ligado cultural marcado pelo estigma de fracasso e negação de suas potencialidades gerando obstáculos e limitações para seu desenvolvimento.
De acordo com Sassaki até a década de 80, a pessoa com deficiência física era denominada de alejado, defeituoso, incapacitado, invalidado.
A partir de 1981, influência do ano internacional das pessoas deficientes, começa se escrever pela primeira vez a expressão pessoa deficiente. O acréscimo da palavra pessoa, passando o vocabulário deficiente para a função de objetivo, foi uma grande novidade para época. Pois no inicio houve rações de espanto e surpresa diante da palavra pessoa portadora de deficiência, frequentemente reduzida para portadores de deficiência.
Só na metade da década de 90 entrou em uso a expressão com deficiência, se observa que ao longo essa realidade histórica e social, a pessoa cm deficiência sofriam influencias e atitudes discriminatórias, atitudes essas que reafirmam o descredito na capacidade de desenvolvimento nos diversos aspectos de sua existência.
Só atualmente, as concepções negativas que se referem a pessoa com deficiência vem dando espaço para um novo paradigma que vem mudando a forma de enxergar e interagir com estas pessoas. A deficiência começa a ser vista como uma condição humana.
A luta pelos direitos humanos, a nova legislação apontam o desenvolvimento do conceito de deficiência e dos seus reais condições como pessoa de direitos , com capacidade de se desenvolver e participar ativamente da vida social.
Diante disso a pessoa com deficiência passa a ser valorizada e reconhecida como sujeitos de direitos e deveres perante a sociedade.
...