TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.567 Palavras (19 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE

ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

MODULO – NOME DA CADEIRA CURSADA

PERIODO – Nº. DO PERIODO TUTOR A DISTÂNCIA – NOME DO TUROR A DISTANCIA.

NOME DA CADEIRA – EX: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL  

Nome do Aluno(a) Ra- xxxx

Barra do Corda-MA

14/09/2012

Perguntas como: “O que é o mundo e a Realidade? O que é ser humano? O que é viver em sociedade? Qual a grande finalidade da vida social? O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos? O que é ser cidadão?  Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão? O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã? Qual seria o preconceito mais comum em nossa sociedade e qual é a nossa reação sobre ele?”. Estão presentes no nosso dia-a-dia. 

O Mundo é um termo utilizado em diversos contextos ou ate mesmo para quaisquer outras semelhanças com o Planeta. O termo carrega consigo ainda um ponto de vista humano. E a Realidade, significa em seu uso comum “tudo aquilo que existe e em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela Ciência, Filosofia ou qualquer outra ciência”.

O Ser Humano também chamado de pessoa, gente ou homem. São seres sociais por natureza, sendo particularmente hábeis para utilizar sistemas de comunicação, principalmente verbal, gestual e escrita para se expressar e trocar ideias. Atualmente os seres humanos estão distribuídos em todas as partes do Mundo. Nós seres humanos não conseguimos viver isoladamente. Ao decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma serie de habilidades para nos relacionamos com o mundo que nos cerca. Por fim viver em sociedade consiste em aprender a lidar com as diferenças dos outros assim respeitando as pessoas independentemente da cor, da raça e classe sócias a qual ela pertence.

A vida social faz parte do nosso processo de evolução como seres humanos. É através dela que buscamos referenciais para nossa própria subjetividade. É uma forma também de identificação, já que procuramos no outro um pouco de nós numa troca continua referencial. Para autores como Lacam, a vida social também tem a função de dizer para si quem você é. Desde que nascemos é o outro que diz quem é você, qual seu nome, o que vai vestir. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suas vivencias, mas para isso você precisa de referenciais sociais. Não ter uma vida social não significa que alguém tem um problema, muitos possuem uma personalidade reservada ou introvertida. Mas a ausência total pode, comprovadamente, levar o sujeito a ter transtornos mais sérios.

Para vivermos tranquilamente dentro de uma sociedade que esta em uma constante metamorfose devemos constantemente buscar o conhecimento. Pois o conhecimento de um individuo é único, e a busca pelo conhecimento de informações, essas que são adquiridas e assimiladas por nós voluntariamente ou involuntariamente. O conhecimento se faz pela formação de conceitos que são verdadeiros, enquanto adequados a nossa realidade. Portanto o conhecimento admite a ideia de ordem do universo.

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei, ter direitos e deveres, é participar do destino da sociedade. É ter também direito de votar, e ser votado, direito a saúde, a uma boa educação a uma juventude e uma velhice tranquila. A então chamada “Cidadania” tem mais a ver com deveres de convivência, respeitar o próximo, meu direito termina quando começa o do outro etc. E qualidade de vida é você poder viver em sociedade, com acesso a todas as necessidades fundamentais: Saúde, educação, trabalho, etc., ou simplesmente de lazer.

As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Ex: Uma comissão de juristas "inteligentes" está querendo legalizar o porte, o uso e a compra de drogas ilícitas. Eles copiaram e apresentaram um projeto criado em países europeus, como a Espanha e Portugal, que coincidentemente ou não, estão à beira de um colapso financeiro. Porém, nos países de 1º mundo, os usuários de drogas ainda têm condições financeiras de sustentar o próprio vício, mas nos países emergentes como o Brasil, os consumidores de drogas cometem assaltos e homicídios para pagar os traficantes e continuar tendo crédito para obter mais drogas.

Se essa lei de descriminalização da compra, porte e uso de entorpecentes ilegais for aprovada, com certeza o tráfico aumentará e o crime organizado se fortalecerá cada vez mais com os lucros dessa mercadoria, que provoca tanta tristeza nos parentes dos dependentes químicos e que acaba também destruindo as famílias, porque o uso de drogas desencadeia uma série de infortúnios, como o desemprego, a incapacidade física e mental, a violência e à criminalidade de modo geral. Por uma série de motivos, a legalização da compra e do uso dessas substâncias ilegais, iria trazer prejuízos incalculáveis para o nosso país, nas áreas de segurança pública, educação, saúde, economia (porque a maioria dos viciados em drogas abandona os estudos e o trabalho, deixando de produzir e gerar riquezas para o Brasil) e principalmente no âmbito familiar, com a destruição dos lares e tornaria mais grave à questão da superlotação dos presídios, porque a droga ilícita é o câncer da nossa sociedade.

O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã. Pois para você obter o bem estar pessoal você tem que ter uma vida de cidadão.  Nessa sociedade em rápida transformação, cidadania depende cada vez mais da educação moral e ética de cada pessoa. Ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo. Nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam. Por isso que o bem estar pessoal e coletivo acaba sendo sinônimos de uma vida cidadã. 

Um dos maiores problemas que chega a afetar o bem estar coletivo e pessoal é a falta de respeito de uma pessoa com a outra, quanto à forma a qual ela chega a ser tratada. O preconceito, por exemplo, é uma das formas de desrespeito. Em uma sociedade que esta em evolução o Preconceito tornar-se amplo no meio social. Um dos preconceitos mais comuns em nossa sociedade chama-se “Preconceito Racial”. Ele ocorre com frequência na sociedade. O Racismo não é uma teoria científica, mais sim, um conjunto de opiniões pré-concebidas entre os seres humanos, isto faz com que alguns acreditem serem superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial. E o posicionamento do grupo sobre ele é que: “Todos nós seres humanos somos iguais perante Deus”. Então não tem porque agirmos preconceituosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com