A IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL CIVIL
Por: stoccofer • 10/12/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.510 Palavras (19 Páginas) • 149 Visualizações
PLANO DE TRABALHO
I- IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL CIVIL
1- DADOS DA PESSOA JURÍDICA MANTENEDORA.
NOME:
CNPJ:
ENDEREÇO:
BAIRRO:
FONE:
FONE/FAX:
MUNICÍPIO:
E-MAIL:
DRADS DE REFERÊNCIA:
2-IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL LEGAL.
3 - NOME DOS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO A
SER QUALIFICADO.
4 -APRESENTAÇÃO DA OSC.
- EXPERÊNCIA PRÉVIA
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de ............................- APAE é uma organização da sociedade civil, que presta serviço multidisciplinar no âmbito da saúde, educação e assistência social.O objetivo maior desta entidade é propiciar melhor condições de vida da pessoa com deficiência e idosas com dependência, seus cuidadores e familiares.
No ano de ............, como conquista de um grupo de amigos e membros da comunidade ................................................................
A criação da APAE surgiu diante da extrema necessidade de propiciar as pessoas com necessidades especiais, condições adequadas para o desenvolvimento de seu potencial proporcionando melhor qualidade de vida e suprindo suas necessidades básicas. Em........................ 1.986, foi inaugurado o novo prédio, localizado ...................... Esse sonho tornou-se realidade graças à ajuda da Prefeitura Municipal de .................., que doou o terreno, a comunidade e o empenho do Senhor....................em angariar recursos para esse fim. Em ........... de julho de ......... oficializou-se a criação da Escola de Educação Especial “.............................................
Após 42 anos, de muita luta, dedicação, conquistas e importantes parcerias, nossa entidade atende atualmente, 159 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e ou transtorno global do desenvolvimento, buscando um trabalho pautado na saúde, no desenvolvimento, no respeito às diferenças e limitações, crescimento pessoal, fortalecimento da autoestima, respeito ao outro e inclusão social. A rede de proteção social especial,é de extrema importância. Faz junção de diferentes programas de cunho social que coordenam esforços voltados à assistência da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e ou transtorno global do desenvolvimento, suas famílias / cuidadores. Dessa forma, nosso papel é garantir os direitos socioassistenciais. Identificar, encaminhar e acompanhar todos aqueles que estão em situação de desigualdade.
Na área de assistência social, a APAE executa o Serviço Social Especial Para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, alocado no nível de média complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, previsto na Resolução CNAS nº 109/2009, bem como também realiza o Programa de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência e a Promoção de sua Integração à Vida Comunitária, ofertado nos moldes da Resolução CNAS nº 34/2011, quando a mesma em seu artigo 3º define que a habilitação e a reabilitação no campo da assistência social caracteriza-se por meio da Vigilância Socioassistencial, Proteção Social e Defesa e Garantia de Direitos. No tocante a Proteção Social, conforme o parágrafo 2º da referida resolução, a mesma “deverá ser afiançada por meio da oferta de serviços, projetos, programas e benefícios socioassistenciais organizados por níveis de proteção social básica e especial de média e alta complexidade.
- ATUAÇÃO EM REDE
Articulação da rede socioassistencial de proteção social especial acontece com demanda espontânea ou da comunidade, encaminhamento dos serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, encaminhamento dos órgãos da educação e saúde, sendo que todos devem ser estar com laudo médico.
- RELEVÂNCIA PÚBLICA E SOCIAL.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de ...............................- APAE é a única associação civil,beneficente do município. Com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos. Com 42 anos de existência, busca a garantia dos direitos socioassistenciais, redução e prevenção de situações de isolamento social e de abrigamento institucional, diminuição da sobrecarga dos cuidadores advinda da prestação continuada de cuidados a pessoas com dependência, fortalecimento da convivência familiar e comunitária, melhoria da qualidade de vida familiar, redução dos agravos decorrentes de situações violadoras de direitos, proteção social e cuidados individuais e familiares voltados ao desenvolvimento de autonomias.
- CAPACIDADE TÉCNICA OPERACIONAL.
Atualmente, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de ............................ conta com uma área total de 2.870,29m (dois mil oitocentos e setenta e vinte e nove metros quadrados). São 42 anos (quarenta e dois) de trabalho assistencial, educacional, voltado a estimulação, reabilitação e habilitação dos usuários.
Dispõe de ambiente com espaços amplos, bem arejados, área verde e cada setor, com material específico de trabalho. A documentação para o funcionamento, bem como todas às certidões encontram-se atualizadas.
O quadro com trinta profissionais correspondem com a demanda do serviço. Todos respondem e estão regularizados com seus conselhos e sindicatos.
II- CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA REGIÃO E DO SERVIÇO A SER QUALIFICADO.
1- LOCALIZAÇÃO.
NOME:
ENDEREÇO
BAIRRO:
CEP:
FONE:
FONE/FAX:
MUNICÍPIO:
E-MAIL:
2- CARACTERIZAÇÃO DAS VULVERABILIDADES SOCIAIS DO TERRITÓRIO, CONSIDERANDO O PÚBLICO A SER ATENDIDO E A REALIDADE A SER TRANSFORMADA.
A entidade está localizada na microrregião sudeste do estado de São Paulo.Em área urbana com população de aproximadamente ............. habitantes, considerando zona rural de ................ A economia do Município dá-se as usinas de cana de açúcar, agricultura com produção de laranja e cebola, tendo baixo número de indústrias.
...