A Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Por: Rinaldo Guimarães • 18/8/2021 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1] [pic 2][pic 3]
Acadêmico: Keila Cristina Souza Mendes | R.A.: | 19566145 |
Curso: Serviço Social Disciplina: | Sustentabilidade e Responsabilidade Social |
- PROJETO: Aproveitamento de resíduos de mineração para a fabricação de blocos pré-moldados, desenvolvido pela empresa MINERITA - Minérios Itaúna Ltda.
1.1 FINALIDADE DO PROJETO: Aplicação da areia industrial (resíduo proveniente do beneficiamento do minério de ferro) como matéria-prima para pré-moldados de concreto, com a manufatura de blocos, lajotas para pisos e tijolos, possibilitando a promoção de soluções sustentáveis e economicamente viáveis, minimizando assim os impactos ambientais à população vizinha, bem como ao meio ambiente como um todo.
1.2 METODOLOGIA DO PROJETO: O projeto consiste na reutilização da sílica (areia) proveniente da rota industrial da produção de sinter-feed da mineradora, que misturado ao cimento adquirido no mercado regional, água e outros componentes secundários, constituem os materiais necessários à produção de pré-moldados para o setor da construção civil. A importância da utilização destas peças em pisos é evidenciada por uma maior taxa de permeabilidade em relação ao asfalto, permitindo o abastecimento do lençol freático e minimizando efeitos de enchentes e processos erosivos, danosos à população ao redor. O projeto possibilita a recuperação de até 85 mil toneladas de areia por ano, o que corresponde a 13% de todo rejeito lançado em barragens pela mineradora, dando maior equilíbrio ambiental.
- REGISTRO FOTOGRÁFICO:
[pic 4]
Disponível em: http://www.minerita.com.br/site/processos.php
[pic 5]
Disponível em: http://www.minerita.com.br/site/processos.php
- RELAÇÃO DO PAPEL DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL:
A experiência dos profissionais de serviço social frente às classes excluídas e marginalizadas é de suma importância para o desenvolvimento da educação ambiental, da educação política, bem como voltada para a construção de uma sociedade justa e sustentável.
Dentro de uma empresa onde são desenvolvidos projetos no foco da responsabilidade social (educação, lazer, meio ambiente, etc.) deve-se despertar o exercício da cidadania, que é fundamental para o trabalho com a comunidade onde se encontra a empresa.
Esta é uma nova tendência de modelo de gestão empresarial com base na valorização de pessoas, fazendo circular a informação e a busca de soluções para os problemas sociais.
Não se exclui as intenções capitalistas das empresas, tendo em vista sua necessidade de sobrevivência, porém, essas intenções se apresentam revestidas de respeitabilidade. Respeitabilidade essa que se apoia no tripé de sustentabilidade, ou seja, sustentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social. Para a efetivação desse tripé é necessário o desenvolvimento de projetos sociais que são ações estruturadas e intencionais de um grupo ou organização social, que partem de uma reflexão e diagnóstico sobre determinada problemática, procurando contribuir para melhoria da situação.
...