A importância do movimento de reconceituação
Por: Regiane Sozinho Oficial • 15/6/2021 • Dissertação • 356 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social
Foi um importante processo onde houve uma reconceituação, mudança, para o serviço social brasileiro e latino americano. Ele tem um caráter latino americano mais não é um todo homogêneo, possui suas particularidades conforme a necessidade nacional de cada país. Esse movimento é um reflexo de uma conjuntura que vai exigir do serviço social mudanças em seu interior, teóricas e metodológicas. O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
A prática dos assistentes sociais anterior, era de subalternidade, agiam como meros executores de políticas sociais, pois reproduziam um sentido de ordem na autocracia burguesa, agiam como mantedores da ordem e controle da sociedade. Com a reorganização da sociedade por parte do Estado, foram feitas mudanças no país que refletiram modificações ao cenário do Serviço Social em dois âmbitos: o da prática e da formação profissional.
Em meados da década de 60, havia a necessidade de controlar a classe operária, e para isso houve o reconhecimento da "questão social", a racionalização e o controle do operariado, por parte do Estado, estavam presentes na ação das jovens pioneiras motivadas pela justiça social sustentada na doutrina social da Igreja. A gênese do projeto de intenção de ruptura teve sua emersão em 1966 com o movimento de reconceituação na América Latina, considerada a primeira aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, que estabeleceu uma crítica ao Serviço Social tradicional e propôs um novo projeto de formação profissional. A efervescência do movimento de reconceituação possibilitou a solidariedade às lutas de resistência contra as ditaduras com violenta repressão no continente.
É o processo de renovação do serviço social que inaugura o pluralismo na profissão, o qual vai permitir que a profissão saia do discurso monolítico pra expor de forma muito clara diversas perspectivas teóricas
...