A valorização do idoso
Por: Gabriela Guimarães • 24/9/2015 • Dissertação • 254 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
No Brasil são consideradas pessoas idosas aquelas que possuem idade igual ou acima de 60 anos. Sendo assim, essas pessoas têm direitos que lhes dão prioridades.
Porém, o que o idoso necessita para viver bem é o respeito da sociedade.
De acordo com o estatuto, o idoso tem direito à vida, saúde, educação, ao lazer, entre muitos outros. É obrigação da família, sociedade e estado garantir isto à cima de tudo.
O idoso carrega consigo uma grande carga de experiências e memórias culturais, sendo assim, tem o poder de mostrar ao jovem diversas histórias e uma sabedoria que será passa a diante. Estima-se que a expectativa de vida tenha aumentado 20 anos nos dois últimos séculos e com isso vêm algumas dificuldades em lidar com a última fase da vida.
Mesmo com todos esses direitos, idosos são maltratados e esquecidos por suas famílias. A violência não apenas física, mas também psicológica, é um dos grandes problemas da terceira idade. Com o abandono em asilos e a falta de carinho, a pressão psicológica acaba se tornando um grande mau, assim como os idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral.
É imprescindível que diante dos argumentos apresentados, todos se conscientizem de que os idosos necessitam de nosso carinho e atenção. É necessária a conscientização da população, no sentido de respeitar os direitos, a dignidade e a sabedoria de vida desta camada tão vulnerável e, até bem pouco tempo, desprezada da sociedade.
...