ATPS PSICOLOGIA
Por: gizianef • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.355 Palavras (10 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO DE PELOTAS
Curso Serviço Social – Quarto Semestre
Disciplina Psicologia e Serviço Social
ATPS Psicologia e Serviço Social
Nome | RA |
Carli Simon | 4300063694 |
Giziane Fonseca | 4300073089 |
Natalie Moraes | 4352050627 |
Raquel Canto | 4300073045 |
Profa. EaD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Profa. Tutora Presencial: Simone
Profa. Tutora a Distância: Ana Maria de Oliveira Espindola
Pelotas/ Rs.
2013
Sumário
I - Introdução 03
II - Desenvolvimento
Etapa 1. Manifestações culturais dos homens e o que o diferencia dos animais 04
Etapa 2. Importância do Serviço Social nos conflitos sociais 05
Etapa 3. Funcionamento e ações do BOPE na resolução de conflitos 07
Etapa 4. Conclusão 08
IV - Referência Bibliográfica 10
Introdução
O tema de nosso trabalho é a realidade atual, a corrupção nas políticas e seus efeitos na população. A corrupção nas políticas sociais tem causado conseqüências nos excluídos, visto que está humilhação sofrida por longos anos tem causado um sofrimento descomunal tanto externo como interno nos menos favorecidos e tem gerado nada mais do que desigualdade.
Ao desenvolver este desafio nos familiarizamos com os conceitos de humilhação social, invisibilidade publica no cotidiano e a corrupção existente no próprio sistema que os coíbe.
Podemos compreender o sofrimento enfrentado pelos excluídos e observamos que muitos deles não exercem uma profissão, vivem do tráfico de drogas, tornando se assim desqualificados e rebaixados socialmente.
O trafico e o consumo de drogas esta no topo da lista dos problemas sociais, mas se considerarmos o fato de que quanto mais elevado socialmente, mais consomem drogas e assim financiam o trafico entendemos o motivo da própria policia se render ao sistema corrupto pois o Estado não vê o trafico como problema, mas como gerador de lucros tendo em suas engrenagens tanto determinações econômicas, quanto inconscientes, da parte dos usuários no financiamento do trafico no pais, é a mercantilização das relações sociais sofrendo uma pressão inconsciente que se misturam de uma forma tão homogênea que não podem ser analisadas separadamente.
A população que convive com o trafico sofre uma pressão externa e também interna, além de ser excluído pela sociedade, sofre internamente, a angustia que o faz assumir e também expressar o quanto é humilhado excluído e usado pelo próprio sistema.
Vivemos em um mundo complexo com diversos panoramas, onde seres humanos convivem com animais e com o meio ambiente, ou seja, uma mistura de espécies, cada uma com suas particularidades, seu espaço, seu modo de vida, e seus processos de evolução distintos, e não podemos comparar ou julgar, como melhor ou pior, cada um consiste do seu modo, de acordo com suas capacidades e necessidades, todos os seres merecem respeito, e não devemos nos considerar melhores que eles, em uma relação de total dominação, devemos deixar de lado uma cultura muito antiga presente em nossa sociedade, a de inferioridade desses seres pelo fato de não serem dotados de razão, de palavra de julgamento, de alma numa auto definição de superioridade perante os animais.
Nas relações sociais não é diferente não podemos julgar uns aos outros, como se um ser humano fosse melhor que o outro, pois cada um tem seu modo de vida, suas concepções sua cultura, onde cada um esta inserido em uma realidade diferente, não podemos julgar e comparar culturas e etnias pois cada uma tem seu modo peculiar.
A cultura é um conjunto que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral os costumes, hábitos e aptidões adquiridas pelo homem, tanto no grupo familiar quanto perante a sociedade. A cultura também se define nas ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais adquiridas na vida em sociedade, mas também tem evoluído e o pensamento de cada pessoa sobe ela pode ser distinta.
Estão inclusas em nossa sociedade diversas formas de cultura e diversas realidades, podemos citar como uma delas as realidades das favelas, que entre outras está retratada no filme tropa de elite, filme enfocado em problemas sociais e culturais, relatando o uso de drogas e a corrupção no sistema em seus diversos níveis.
O filme mostra a falta de segurança publica e as falhas no sistema, em meio a corrupção, algo que não é novidade em nossa sociedade desde os primórdios, pois se repete como um circulo vicioso, onde os detentores do poder sempre são privilegiados as custas do sofrimento daqueles que a única alternativa é submeter se, até mesmo por uma questão de sobrevivência.
A o analisarmos o Filme Tropa de Elite observamos vários conflitos sociais, um dos principais apontados pelo grupo é a forma de intervenção do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) que invade favelas de forma agressiva, matando e violentando bruscamente para tentar diminuir o trafico de drogas, a dominação dos traficantes é outro problema bem visível, pois acaba colocando toda a comunidade em risco constante, a ação de comandantes, policiais corruptos que sobem o morro para receber propina através do trafico de drogas e jogos ilícitos, e a forma inconsciente que os jovens de classe média financiam o trafico de drogas pois sobem o morro em busca de drogas.
...