Acessibilidade um novo olhar
Por: mile444 • 15/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
6º SEMESTRE - MATUTINO
ACESSIBILIDADE: UM NOVO OLHAR
SALVADOR – BAHIA
2016
ANA RITA CERQUEIRA DE BRITO
JOICE CARVALHO DE MIRANDA
JOSENEIDE LISBOA DE SOUZA
MARIZA BRITO DE OLIVEIRA
MORGANA LUCIA LOPES SARMENTO
NAIARA BENTO DA SILVA
ACESSIBILIDADE: UM NOVO OLHAR
Trabalho apresentado a docente Rafaela Melo da respectiva disciplina de Atividade Interdisciplinar III como requisito para obtenção da nota parcial I unidade.
SALVADOR – BAHIA
2016
[pic 2]
SUMÁRIO[pic 3]
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMA
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVO GERAL
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5. REFERENCIAL TEÓRICO
6. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
7. ATUAÇÕ DO ASSISTENTE SOCIAL
8. REFERÊNCIAS
9. ANEXOS
- INTRODUÇÃO
O projeto em comento será executado na Associação Baiana de Cegos situada na Rua Mesquita dos Barris, n°40, Barris, Salvador-Ba. A mesma foi criada no ano de 1985 por um grupo de pessoas com deficiência visual que tinham a necessidade de promover sua inclusão na sociedade bem como seu empedramento.
A instituição constitui-se como entidade representativa dos deficientes visuais do Estado da Bahia, tem como um de seus objetivos a garantia dos direitos da pessoa com deficiência visual e da prioridade das tarefas compatíveis com sua deficiência, sendo este, ponto base para estruturação do projeto a ser executado.
Atualmente, a Associação Baiana de Cegos (ABC) conta em seu quadro social com aproximadamente 300 associados, estes, público-alvo do Serviço Social. O projeto “Acessibilidade: Um novo olhar” tem como base central o passe livre instituído pela lei nº 12.575/12, sancionada pelo então Governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner, e tem o objetivo da promoção deste direito de forma a desburocratizar o acesso a este, bem como inclusão e integração, buscando emancipação não os posicionando apenas como expectadores e sim sujeitos sociais.
A proposta visa um projeto esclarecedor, tanto para as pessoas que estão envolvidas diretamente e indiretamente, abrangendo o coletivo, sendo de certa forma uma porta de entrada aos associados que requerem ao benefício de maneira esclarecedora e menos burocrática.
Cabe salientar, que o presente projeto terá uma versão em Braille a ser direcionada a diretoria da instituição, e posteriormente disponibilizada como acervo na biblioteca da mesma.
- PROBLEMA
O deficiente visual tem seus direitos assegurados nas instituições as quais são representadas?
- JUSTIFICATIVA
Com base na ampliação e consolidação da cidadania a elaboração do projeto Acessibilidade um novo olhar, visa facilitar o acesso ao usuário deficiente visual, publico alvo da Associação Baiana de Cegos (ABC) a requerer o beneficio passe livre intermunicipal, diante de algumas dificuldades encontradas, e com isso retardando o acesso ao direito instituído pela lei 12.575/00 Art. 1º - Fica assegurada às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, a gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado da Bahia, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário.
A proposta visa um projeto esclarecedor, tanto para as pessoas que estão envolvidas diretamente e indiretamente, abrangendo o coletivo, sendo de certa forma uma porta de entrada aos associados que requerem ao benefício de maneira esclarecedora e menos burocrática.
Com vistas à promoção do direito ao beneficio, de forma desburocratizada e articulada com as redes, o projeto em questão visa também garantir a acessibilidade do deficiente visual, inclusão e integração na sociedade. Conforme LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.
- OBJETIVO GERAL
Promover efetivação do direito ao benefício Passe-Livre intermunicipal de forma a garantir a acessibilidade do deficiente visual, bem como inclusão e integração na sociedade de forma ativa, estimulando o exercício da cidadania e autonomia.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Mobilizar os associados, público - alvo da ABC acerca do projeto;
- Prestar esclarecimento acerca do passe-livre intermunicipal;
- Discutir acerca da acessibilidade;
- Solicitar ao órgão competente formulários de requerimento ao passe-livre;
- Prestar esclarecimento referente à documentação necessária ao passe-livre;
- Promover a coleta de requerimentos do passe-livre junto a documentação exigida;
- Encaminhar ao órgão competente o malote com requerimentos protocolados para aquisição do passe-livre intermunicipal
- REFERENCIAL TEÓRICO
O deficiente visual, apesar de ter suas limitações pode levar uma vida quase normal, pois, quando se relaciona com o meio só precisa romper as barreiras existentes. Sendo que muitos deles têm uma autonomia relevante, pois muitos conseguem lidar com as adversidades de maneira natural.
...