Curso de Bacharelado em Serviço Social
Por: cbespindola • 27/8/2019 • Relatório de pesquisa • 635 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO II
Camila Barboza
Ana Cristina da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (0410) – Estágio II
28/06/2019
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho relatara de uma forma sucinta sobre o Estagio Supervisionado II, que corresponde a continuação da primeira etapa do Estagio I, realizado no CRAS de Paiçandu. Uma instituição pública estatal responsável por ofertar serviços socioassistenciais. Esta etapa foi possível ter um olhar mais observatório, e decidir onde será executado o projeto de intervenção.
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
Nesta segunda etapa onde participei de escuta qualificada, palestras, relatórios e reuniões com minha supervisora de campo, foi possível decidir e desenvolver um projeto voltado para mulher, que em primeiro momento vem ate o CRAS em busca de beneficio eventual, porém, está não é sua única demanda, em observação foi possível identificar que suas demandas estão diretamente ou indiretamente relacionado a falta de conhecimento de seus direitos como mulher e como cidadão, relacionamentos abusivos, e em algumas situações sofrem violência doméstica familiar.
“Art. 7° São formas de violência domestica e familiar contra a mulher, entre outras:I – a violência física [...];II – a violência psicológica [...];III – a violência sexual [...];IV – a violência patrimonial [...];V – a violência moral [...]” (Bianchini, 2018, p. 49)
2.1 PROCESSOS DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS
No dia 10 de setembro de 2018 comecei o meu estagio supervisionado no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Paiçandu, como já decidido por ambas as partes, meus os estágios continuam sendo realizados as segunda e quinta-feira, com período de 6 horas por dia, onde acompanho a assistente social em escutas qualificadas, reuniões e palestras.
2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO
2.2.1 Auto Avaliação
Este estagio é de suma importância para minha formação, pois diante desta experiência estarei adquirindo conhecimento na pratica da profissão, tirando duvidas em situações que era desconhecido em meu cotidiano e que ate então somente presencie em relatos de outras pessoas. Com estagio aconteceu também o desejo de estudar, e desenvolver o meu projeto de intervenção com as mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Paiçandu.
“O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.” (MDS, 2015)
2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais
Diferente da primeira fase do meu estagio, hoje o CRAS de Paiçandu encontrasse com seu quadro de funcionários definidos, assim como sua função, havendo também novos profissionais que estará sendo inseridos nos próximos meses, sendo esses profissionais de Psicologia e Serviço Social.
...