Daens: um grito de justiça.
Por: HSSSILVA • 28/4/2016 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
RESPOSTAS:
1-
- O processo de erosão, deu-se com a industrialização que trouxe diversas expressões da questão social. O agravamento da situação dos trabalhadores nas industrias gerou revolta e movimentos sociais que obrigou o estado a se posicionar.
- -Moderação do conservadorismo;
-Reatualização do conservadorismo;
-Intervenção de ruptura.
- II Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado no Rio de Janeiro em 1961.
- Ate a primeira metade da década de sessenta, não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas, sugeria uma grande unidade nas suas propostas profissionais, sinalizava uma formal assepsia de participação político-partidária, carecia de uma elaboração teórica significativa e plasmava-se numa categoria profissional onde parecia imperar, sem disputas de vulto, uma consensual direção interventiva de cívica.
- Seminário de teorização do Serviço Social, o documento de Araxá e o documento de Teresópolis.
- Como pratica institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamento familiares e sociais.
- Constatando que esse tipo de ação compreende dimensões corretivas, preventivas e promocionais, entendem que estas ultimas definem a inserção do Serviço Social no processo de desenvolvimento, tomado este em sentido lato, isto é, aquele que leva à plena utilização dos recursos naturais e humanos e, consequentemente, a uma realização integral do homem.
- Microatuação -> “Essencialmente operacional” (CBCISS,1986: 30) arrolam-se a administração e a prestação de serviços diretos;
Macroatuação -> Compreende a integração das funções do serviço social ao nível de politica e planejamento para o desenvolvimento.
- É a relevância que se dá de uma perspectiva modernizadora sobrepujando o tradicional. Não apenas numa concepção profissional, mais sobretudo como pauta interventiva.
- A importância de Lucena foi relevante nos debates sobre os Fundamentos da Metodologia do Serviço Social. Seus argumentos foram elaborados sob a visão de três textos numa reflexão conjunta:
- “Introdução as questões metodológicas, teoria do diagnostico e da intervenção em serviço social”, de Costa (1978)
- “Bases para a reformulação da metodologia do serviço social”, de Soeiro (1978)
- “A teoria metodológica do serviço social. Uma abordagem sistemática”, Dantas (1978).
Este atingiu o tema central do seminário. Seu debate propôs uma concepção muito bem articulada da “Metodologia do Serviço Social”.
- Apontou para a requalificação do Assistente Social; definiu nitidamente o perfil sócio técnico da profissão e a inscreveu conclusivamente no circuito da “modernização conservadora”. Esse é o tríplice significado no processo de renovação do Serviço Social no Brasil.
Neto fala do desempenho das funções que se atribuem, ao serviço social implica um técnico capaz de mover com uma familiaridade mínima entre disciplinas acadêmicas como o planejamento , a administração, a estatística, a Politica Social, a Economia, os mais diversos ramos da Sociologia, etc. Em peso, as reflexões de Teresópolis transparecia a tendência documentada em 1967, à redefinição do papel sociotécnico do assistente social.
...