TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descriminação Social

Por:   •  22/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

A discriminação racial contra os afrodescendentes tem contribuído na formação da criação de pessoas preconceituosas de maneira que afeta grande parte da sociedade, porém, isto não ocorre agora, vem desde as histórias passadas, é possível encontrar vestígio na colonização do Brasil, quando os negros não tinham direitos como cidadãos, somente trabalhavam para os senhores, assim como chamavam seus patrões.

Somente a educação que hoje mais do que nunca se faz necessária, poderá explicar para todos o que foi para a raça negra o mercado escravista, a humilhação sofrida por este povo, que por muito tempo teve suas vozes caladas, seus direitos negados. Após abolição mesmo assim, o governo nada fez nada colaborou para que os mesmo pudessem estudar, para ocupar um lugar digno na sociedade.

A nação brasileira está muito distante de ser considerada uma sociedade que todos se considerem iguais, onde todos sejam vistos com os mesmo olhos de igualdade e valor. A transparência que é dada ao afrodescendente dentro do Brasil não o faz ser visto como referência, pois, muitos julgam como favelado, drogado, delinqüente entre outras nomeações quando esses, não estão empregados ou, estudando.

Pesquisas apontam que no Brasil as pessoas de raça branca, conseguem ganhar rendimentos maiores, cerca da metade que as pessoas declaradas de raça negra, vale destacar que as funções são as mesmas executadas e, a listagem de desempregados é ainda maior.

Todavia, em relação à educação, a história se repete o analfabetismo, a reprovação, o abandono a sala de aula podem ser considerados mais acentuados para esta parte da população.

O preconceito racial é um prejulgamento que as pessoas tendem a fazer em relação à outra devido a sua cor ou, raça é o que mais cresce mundialmente, na proporção que ele se alastra as pessoas começam a ser “pré julgadas”, por meio dos traços físicos existentes, algo que não é correto, uma vez que, a cor da pele ou, raça não irá dizer como é verdadeiramente uma pessoa, de fato é necessário conhecê-la antes que seja feita generalizações que a prejudiquem.

Evidentemente todos os seres humanos são iguais, pertencentes à mesma espécie, se diferem na raça, cor da pele, cabelo detalhes físicos que não fará uma pessoa melhor que a outra, ainda existe pessoas que fazem questão de alimentar este sentimento desleal dentro da sociedade criando a exclusão de muitos do convívio social devido a sua raça.

Torna-se nítido no mercado profissional, que as pessoas de raça negra, encontram muitas dificuldades para ingressarem no mercado de trabalho, é possível encontrar pessoas negras que serão capazes de relatar que não foram aceitas por ser negra.

Entretanto, até soa irônico, Brasil um povo onde a maior parte de sua formação é de pessoas negras naturalmente, vivenciar este ato que deveria de ter ficado no passado, e hoje só ser lembrado como uma vitória que o povo buscou e recebeu, mas não, ainda é possível presenciar pessoas de bem vivendo tudo isso, e muita das vezes serem agredidas fisicamente e verbalmente por um único motivo, ser afrodescendente.

É necessário que a raça destas pessoas em questão, seja vista com outros olhos fora do preconceito racial, que este sentimento possa ser exterminado do mundo, que possam ser vistos como pessoas comuns que merecem espaço na sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com