Desigualdade Social
Por: Suellenmalu • 22/8/2015 • Trabalho acadêmico • 867 Palavras (4 Páginas) • 602 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO BEATRIZ RODRIGUES
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL
ACADÊMICOS E RA: SUELLEN MEDRADO DA SILVA - 362457
AMÍ FERREIRA FEITOSA - 360053
HERYNEIDE BATISTA CARDOSO - 358832
FRANCISCO
TURMA: N-30
PROFESSOR A DISTÂNCIA: LINDOLFO MARTELES
PALMAS 06 DE MAIO 2013
TÍTULO: Desigualdade social no Brasil e no mundo atual
PALAVRAS CHAVES: Desigualdade e Invisibilidade Social.
TEMA:
Estudar os Índices de Inclusão, Exclusão e Invisibilidade Social no Brasil e no Mundo.
OBJETIVOS:
Objetivo geral:
- Analisar a desigualdade social e econômica no Brasil e no Mundo
Objetivos específicos:
- Definir o conceito de Desigualdade Social;
- Apresentar o índice de Desigualdade no Brasil e no Mundo;
- Invisibilidade Social;
- Levantar aspectos econômicos, que causam a Desigualdade.
- INTRODUÇÃO
O século XX foi mundialmente marcado por várias transformações em segmentos distintos. Uma das formas mais significativas do índice sobre a Desigualdade Social, cuja realidade tem sofrido muitas mudanças, principalmente, nos últimos cinquenta anos.
As mudanças que mais interferiram na expansão cotidiana da Desigualdade foram causadas devido às crises econômicas.
Todavia, questiona-se: Para que tantas desigualdades que se destacaram e seus respectivos impactos na Sociedade? Quais as estratégias adotadas pelo setor econômico para melhoria da nação em relação à desigualdade social?
Entretanto, mesmo em meio a tantas dificuldades a desigualdade é um fator extremamente negativo, o qual sobrevém à geração da pobreza, principalmente, em famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social.
O presente tem como objetivo geral examinar a desigualdade no Brasil e no Mundo. No entanto, objetiva ainda: informar algo sobre a realidade social, a importância e características de resolução da desigualdade no meio da sociedade; promover análise sobre a sustentabilidade e inclusão social, bem como apresentar os incentivos do governo para essa categoria; e realizar um levantamento estatístico-econômico sobre a desigualdade social.
- CONCEITO DE DESIGUALDADE SOCIAL
A Desigualdade Social, em nossa sociedade contemporânea, e um fenômeno que acontece por volta de toda a nação, tendo suas proporções e dimensões. É tida por vários motivos principalmente a má distribuição de renda, onde é concentrada a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria da sociedade é o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, de saúde, segurança e educação.
Enquadra-se em um leque por que parte de diversas áreas da desigualdade, como desigualdades raciais, econômica, pobreza, problemas com acesso a moradia, educação de má qualidade, falta de segurança pública, falta de desemprego entre outros.
- ÍNDICES DE DESIGUALDADE NO BRASIL E NO MUNDO.
O Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade no mundo e, apesar do aumento dos gastos sociais nos últimos dez anos, apresenta uma baixa mobilidade social e educacional entre gerações. Os dados estão no primeiro relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre América Latina e Caribe.
Segundo o estudo, a região é a mais desigual do mundo. "A desigualdade de rendimentos, educação, saúde e outros indicadores persiste de uma geração à outra, e se apresenta num contexto de baixa mobilidade socioeconômica", diz o estudo do órgão da ONU.
Apesar de ser um país rico em recursos naturais e com um PIB (Produto Interno Bruto) figurando sempre entre os 10 maiores do mundo, o Brasil é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população. Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres, devido ao fenômeno da desigualdade social, que é elevado.
- INVISIBILIDADE SOCIAL
É um conceito aplicado a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença ou pelo preconceito. Provoca sentimentos de desprezo e humilhação com individuo que convivem.
...