Estudo Dirigido - Glosas Críticas de Marx
Por: joanajatoba • 31/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 377 Visualizações
1 – O que você entende por emancipação política e emancipação humana, conforme Marx expõe na Questão Judaica?
Em a questão Judaica Marx faz uma Critica a Bauer por esse acreditar que para que os Judeus fossem livres, eles deveriam deixar de lado a religião, e assim atingir a emancipação política. Marx vai tomar essa emancipação política como algo ligado a burguesia, a emancipação política está sendo tomada como algo universal a delimitando a esfera da política como algo universal, afastando da sociedade, ficando reduzida a interesses particulares. A emancipação política deve ser vista como uma etapa para que se atinja a emancipação humana, e não como a própria emancipação humana. A emancipação humana o homem deveria se afastar de todo esses costumes da sociedade burguesa, a sociedade teria que mudar, para que o homem fosse realmente livre. A liberdade na emancipação política é uma liberdade dentro dos limites dessa sociedade.
2 – Por que para Marx nas Glosas Críticas Marginais a existência e preservação do Estado na sociedade é a existência de escravidão?
Para Marx o Estado é um instrumento de dominação, ele serve para reproduzir os interesses das classes dominantes. Quando ele afirma que ‘’a existência do Estado é a existência da escravidão, ele se refere a escravidão no sentido da opressão de classe.
3 – Por que para Marx, na Questão Judaica, a existência dos direitos de igualdade, de segurança, de liberdade e de propriedade não ultrapassa o limite da sociedade burguesa?
Marx define a liberdade, a segurança, , da igualdade e da propriedade como algo definido na própria sociedade Burguesa. Porem Marx faz uma critica, a liberdade, depende do direito dos outros., portanto nós só somos livres até certo ponto. A propriedade nos permite gozar de tudo que temos; bem, propriedade, se for o caso. A igualdade ofereceria a ilusão se que seriamos iguais, ate certo ponto. E a segurança seria como a policia, para garantir a conservação de cada um dos seus membros e das suas propriedades.Portanto esses limites nunca irão ultrapassa a sociedade burguesa por ter surgido na revolução francesa em detrimento do próprio Estado.
4 – Por que para Marx, nas Glosas Críticas Marginais, o intelecto político é incapaz de identificar as raízes dos males sociais?
Para Marx o intelecto política é incapaz de explicar os males sociais. Marx explica que ele é muito limitado. A esfera política é um momento da totalidade, tentar explicar os males sociais dando ênfase apenas nessa esfera é supor que o ser social não é uma totalidade, não é um complexo dos complexos cuja matriz é a economia.
5 – Segundo Marx, nas Glosas Críticas Marginais, qual elemento que determina a existência, a natureza do Estado na sociedade capitalista?
O estado tem a sua raiz no antagonismo das classes sociais que compõem a sociedade. O estado nasce para conter esse antagonismo, defendendo sempre, os interesse das classes dominantes.
6 – Marx, na Glosas Críticas Marginais, defende a tese do aperfeiçoamento ou de extinção do Estado? Explique.
O Estado deve ser extinto, pois enquanto existir o estado vai existir a opressão, a coerção,a exploração. O estado nasce por conta dessas contradições, e essas acabarão juntamente quando este acabar.
7 – Por que, para Marx no Manifesto do Partido Comunista, “a história de todas as sociedades até hoje é a história das lutas de classes”?
Marx vai explicar que a historia de todas as sociedades já conhecidas até hoje sempre foram divididas em ordens sociais. A ordem burguesa vem e não acaba com essa oposição de classes apenas coloca novas classes, muda as formas de opressão . A sociedade agora divide-se em burguesia e proletariados.
8 – Para Marx, no Manifesto do Partido Comunista, qual a condição essencial para a existência e o domínio da classe burguesa?
‘’A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado’’.
...