Filme: Tropa de Elite I
Por: DENIZI28 • 21/4/2016 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
RESENHA DO FILME TROPA DE ELITE I
O filme tropa de elite aborda as questões sobre a segurança pública do país, as manipulações, o uso e abuso do poder, a questão da violência de forma opressora usada pelos policiais, a estorção e o enriquecimento ilícito.
Mostra a maneira de como as pessoas são subordinados e extorquidas mediante á uma segurança insalubre. O consumo de drogas, especificando um pouco á classe média alta como maior consumidora e responsável pelo tráfico, no uso de pessoas e menores de condições de vida sub-humanas, enfatizando que os que sofrem mais com a violência são os menos favorecidos e com o abuso e a extorsão.
Enfoca nos meios de atuação da policia de forma agressiva para combater o crime e de como os poucos policiais que querem seguir uma linha de atuação sob as normas da lei, são subordinados á se corromper e de se adequar aos meios de atuação para estar inserido e de muitas vezes ou quase sempre para se manter “vivo”.
Mostra de como a atuação da policia se modificam mediante á eventos que evidenciam o país, exemplo disso foi á manobra da segurança pública realizada para a vinda do papa no país coloca uma fachada de segurança ilusória e dão um cala a boca na “bandidagem”. Bandidagem esta que não se sabe ao certo dá onde começa, pois ao que vê os maiores personagens são da policia.
Ás condições que a droga expõe o cidadão que vive na miséria e as desigualdades sociais e os danos que ela traz na vida dos menos favorecidos.
O filme é um drama da pura realidade brasileira “nua e crua” do cenário, não só carioca, mas nacional. Ele mostra o porquê de certas realidades que não entendemos dá onde vem.
Um ponto importante do filme que me chamou á atenção é a maneira como a sociedade de classe alta é superior nas questões sobre o crime e o trafico nas favelas, achando que só porque as pessoas não tem recurso buscam o trafico para se marginalizarem, sendo que eles mesmos são os fiadores disso.
É um filme indagador, questionador, e sem dúvida de uma critica social.
...