Fundamentos históricos e metodologicos do serviço Social
Por: Lsaguiar • 27/5/2015 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
O Serviço Social vem se caracterizando como uma área bastante atuante, que tem como preocupação contribuir para diminuir as desigualdades sociais características da sociedade. O assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e as contradições da sociedade capitalista, contudo, nem sempre foi assim.
O perfil que o Assistente Social possui atualmente é uma soma das experiências que os outros profissionais das diferentes áreas absorveram ao longo dos séculos. Tudo começou com as damas de caridade, o que tornou-se um dos fatos acontecidos que contribuíram e definiram a trajetória da formação do Serviço Social enquanto profissão. Posteriormente surgiu a revolução industrial, e com ela as péssimas condições de trabalho, desemprego, salários insuficientes, com isso criou uma situação de revolta contra a revolução industrial, e com isso profissionalizaram o Serviço Social, porem nesse período o assistente social apenas evitava conflitos, garantindo lucros ao capitalismo. A mudança ocorreu no período do movimento de Reconceituação, que foi o período em que o Serviço Social passou a ser um serviço de assistência e não assistencial, passou a ser crítico, garantia os direitos das classes menos favorecidas, e já não defendia os direitos dos burgueses, e sim dos trabalhadores.
Após esses acontecimentos o Serviço Social foi ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento. Tudo isso serviu para traçar o perfil do assistente social de hoje. A finalidade do Serviço Social atualmente vai muito além de trabalhar para amenizar as questões sociais, o profissional hoje trabalha no intuito de junto ao estado e órgãos competentes de assegurar direitos, utilizando de métodos, como projetos sociais entre outros.
...