Gestão de Recursos Humanos
Por: verissimoferraz • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 162 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Figura 1
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Vitória da Conquista - Bahia
2015
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para entender como funciona uma organização e as suas teorias administrativas.
Para começarmos as teorias um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento do mercado nas organizações no final do século XX e inicio do século XXI; Ford (Fordismo), popularmente chamado. Teorias essas que estão refletidas atualmente nas áreas de serviço e no trabalho informal das Empresas.
Algumas características do fordismo são encontradas no modelo de trabalho do homem atualmente afetando sua comunicação e linguagem como na expansão do setor informal e de empregos no setor de serviços, afetando também a maneira q ele se comporta dentro da organização levando em consideração a sua cultura e a sociedade.
Ford não influencia só o homem em seu meio de trabalho o comportamento da organização em geral foi marcado pela informalidade.
- DESENVOLVIMENTO
No primeiro questionamento do desafio a resposta é sim. Os prêmios de produtividade que geram mais renda para os funcionários contribuem para a melhoria da distribuição de renda.
Segundo Escócia (2009), o desenvolvimento econômico é caracterizado como sendo o crescimento da economia acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população, ou seja, é a associação entre o crescimento econômico e a distribuição de renda.
Nesse sentido, as ações do Restaurante Fellini não só na concessão de prêmios por produtividade, mas também, no plano de saúde, odontológico e no desenvolvimento de ações para a implementação da qualidade de vida dos seus funcionários contribui para o desenvolvimento da economia.
No segundo questionamento do desafio temos que sim, os efeitos desse desenvolvimento estão em ações que distribuam a renda e possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo Maximiano (2010), a motivação para o trabalho é um estado psicológico de cada indivíduo, refletindo na sua disposição, interesse ou vontade de realização de uma tarefa ou meta. Nesse sentido, faz-se necessário que a motivação seja positivamente estimulada para que haja a maximização da eficácia tanto da organização, quanto dos seus funcionários (SCARAMUZZA, 2009).
Uma das teorias mais importantes sobre a motivação humana define que as pessoas são motivadas por estímulos interiores denominados necessidades (MAXIMIANO, 2010). Trata-se da Teoria das Necessidades, criada por Abranham Maslow. Scaramuzza (2009), afirma que essa teoria parte do princípio de que os motivos do comportamento humano residem na própria pessoa, ou seja, a motivação deriva-se de forças interiores existentes em cada um. Dessa forma, Maslow organizou as necessidades humanas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano.
Essas necessidades estão divididas em cinco categorias da base ao ápice da pirâmide, sendo elas as necessidades fisiológicas (fome, sede, sexo, respirar), que compõe a base da hierarquia; as necessidades de segurança (segurança e proteção contra danos físicos e emocionais); as necessidades sociais (amizade, aceitação, afeição); as necessidades de estima (realização, status, reconhecimento); e as necessidades de auto-realização (alcance do potencial, crescimento, autodesenvolvimento) (ROBBINS, 2005).
Assim, segundo essa teoria, uma necessidade anterior precisa ser atendida antes que a do próximo nível se manifeste; e uma vez atendida, a necessidade deixa de ter efeito e a pessoa passa a ser motivada pela ordem seguinte de necessidade (MAXIMIANO, 2010).
Segundo Silva (2009), os gerentes se utilizam das seguintes etapas para o fornecimento de recursos humanos a uma empresa: recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho. Esse processo, que vai desde a escolha de novos funcionários até a avaliação contínua dos resultados, é fundamental para que a empresa atinja os objetivos estabelecidos em sua missão, visão, valores e filosofia.
...