Gestão social
Por: paula_maceio • 28/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL VIII
ANA PAULA SANTOS LINS
JOSIVANIA DOS SANTOS
CONTROLE E GESTÃO
Maceió
2014
ANA PAULA SANTOS LINS
JOSIVANIA DOS SANTOS
CONTROLE E GESTÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social VIII da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Portifólio em Grupo, para as disciplinas de Gestão Social, Serviço Social, Terceiro Setor e Oficina de Formação, Pesquisa Social e TCC.
Prof.: Maria Angela Santini, Paulo Sergio Aragão, Rodrigo Eduardo Zambon
[pic 3]
Maceió
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 OBJETIVO GERAL
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.3 JUSTIFICATIVA
1.4 METOLOGIA
2 CONTROLE SOCIAL _
2.1.DESAFIOS PARA CONTROLE SOCIAL...............................................................................
3 GESTÃO SOCIAL
3.1 DESAFIOS PARA A GESTÃO SOCIAL
4 LEIS E REGULAMENTAÇÕES
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Esse artigo trata de um estudo acerca da ferramenta de Controle e Gestão Social por parte dos assistentes sociais, como instrumento de análise da realidade social, levando a uma discussão sobre a contribuição dos mesmos como um referencial para a definição de políticas sociais, como planejamento, implantação, implementação, monitoramento e gerenciamento de recursos públicos, articulados ao projeto ético-político da profissão, para o enfrentamento das expressões da questão social.
Trataremos também da importância do Controle Social para que a sociedade possa exercer seu papel participativo no processo de democracia em busca do bem comum e do interesse público na fiscalização das ações do governo. A utilização dessa ferramenta depende muito do nível de conhecimento, de informação, de conscientização e mobilização dos atores envolvidos nas três esferas de governo, Municipal, Estadual e Federal, desde o planejamento até a execução de políticas públicas.
O controle é um instrumento de consolidação de conquistas para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade, por isso a importância da presença do assistente social no espaço de controle democrático sobre a gestão pública, como agente de mobilização da sociedade, e assim, provocar reflexões e discussões a cerca das demandas sociais e as ações de implantação e execução da gestão governamental.
Quanto a Gestão social, ela tem caráter público e sua finalidade é trabalhar as expressões da questão social. É uma gestão coletiva e participativa, capaz de construir uma nova política social e organizacional, requerendo do profissional de serviço social o compromisso com o exercício da democracia nos processos de decisão das políticas públicas.
- OBJETIVO GERAL
Analisar as contribuições da temática de Controle e Gestão Social para Serviço Social.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover a discussão sobre os desafios da prática do controle social no serviço social.
Promover a discussão sobre os desafios da prática da gestão social no serviço social.
Analisar o perfil do gestor social na contemporaneidade.
1.3 JUSTIFICATIVA
A finalidade dessa pesquisa é levar à sociedade a uma reflexão e discussão sobre a importância do Controle Social e da Gestão Social na vida profissional do assistente social, levando a um debate acerca da relevância desses instrumentos, de acordo com os princípios fundamentais estabelecidos no código de ética, para monitoramento da realidade, justificativa das ações dos projetos de intervenção e ampliação da profissão.
- METODOLOGIA
Foi utilizada uma pesquisa bibliográfica a cerca do Controle e da Gestão Social e suas contribuições para o Serviço Social, através de livros publicados e artigos científicos. Essa pesquisa foi elaborada através da análise de publicações referentes ao tema abordado.
Foram consultados autores reconhecidos como, CARVALHO, GRAMSCI, TENÓRIO, entre outros.
- CONTROLE SOCIAL
O controle social é uma importante ferramenta de fortalecimento da cidadania. É realizado através da participação do cidadão na gestão pública, numa parceria entre Estado e sociedade, possibilitando o compartilhamento de responsabilidades, em busca de maior transparência nas alocações dos recursos públicos.
É um instrumento que proporciona o acompanhamento, a fiscalização, o monitoramento e o controle das ações da administração pública, assegurando os interesses da sociedade em busca da equidade social.
Para o exercício do controle social é necessário à conscientização sobre a importância do mesmo para o exercício da cidadania e da democracia. O assistente social deve mobilizar a sociedade em prol da participação nos instrumentos político-administrativos como os conselhos gestores, as audiências públicas e o orçamento participativo.
...