Hipertensão Arterial Sistêmica
Por: 996547801 • 15/11/2016 • Projeto de pesquisa • 643 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Este presente projeto teve origem na necessidade de trazer a consciência de um tratamento adequado para os pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), visto que em nossa unidade esta demanda é de grande intensidade e com grande dificuldade em aderir ao tratamento.
A hipertensão, também chamada de pressão alta, é a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 140 por 90. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta conectada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados, a pressão sobe.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta prejudica os vasos, o coração, rins e cérebro. Com o passar dos anos, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode causar o infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso ocasiona o AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitados com o tratamento adequado e acompanhamento médico.
A Hipertensão é uma doença muito comum, que atinge homens e mulheres e acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Nossa proposta neste projeto é organizar grupos quinzenais com os pacientes com maior dificuldade de adesão ao tratamento, para reuniões em nossa unidade, onde serão abordados temas como: alimentação, bem-estar, exercícios físicos, contando sempre com o apoio da equipe e a presença do Agente Comunitário de Saúde (ACS) responsável pela microarea que o paciente reside.
O estilo de vida influencia muito a saúde das pessoas, e o estilo de vida atualmente é um dos maiores responsáveis pelo aumento da HAS. Entre os aspectos associados, está principalmente o sobre peso, que está associado ao padrão alimentar, baseado em alimentos industrializados.
A alimentação, entre outros hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos são essenciais e ocupam um papel de destaque no tratamento e prevenção da HAS.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
- Envolvimento da equipe da unidade no cuidado do HAS.
2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Aproximar os hipertensos mais resistentes a adesão do tratamento
- Orientar a importância dos cuidados com a saúde e bem estar.
3 METODOLOGIA
Pesquisa bibliográfica com base num projeto de pesquisa.
4 CRONOGRAMA
Janeiro: Aprovação da equipe
Fevereiro: Aprovação da Secretaria da Saúde
Março e Abril: Desenvolvimento e inicio das atividades
Maio: Avaliação dos primeiros meses do projeto
5 DESENVOLVIMENTO
Os pacientes com diagnóstico de HAS serão divididos em grupos conforme a sua micro-área. Os encontros deverão ocorrer quinzenalmente. Dentro do grupo, o paciente é cadastrado no HIPERDIA. Será feita uma prática educativa com temas como: nutricional dos alimentos, práticas de exercícios físicos, entendendo a hipertensão arterial, o colesterol, tabagismo, automedicação. Tendo como participantes pacientes com idade entre 30 a 65 anos, com uma média de 10, em cada grupo.
...