Homem Como um Ser Biopsicossocial
Por: SARAISLANE • 24/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 425 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Pensando no homem como um ser biopsicossocial, porque é determinado por questões sócio históricas e ambientais, o modo de como uma cidade historicamente se estrutura, determina em parte o modo em como os cidadãos se relacionam consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente. Teresina possui algumas variáveis que por sí só já trazem um desconforto a população, por exemplo: o calor, fazendo com que o corpo reaja de modo preventivo eliminando a água para hidratar a pele, além disso eleva a irritabilidade e diminui o limiar de frustação do organismo, se já não bastasse isso, o cidadão precisa conviver com o trânsito caótico da nossa cidade, fruto da péssima infraestrutura e da falta de planejamento organizacional a longo prazo das vias públicas. Estes elementos demostram de modo simples a relação entre aspectos Sociais, Políticos, Econômicos (afinal aqueles que estão inseridos nas classes sociais com maior poder aquisitivo terão maior chance de contornar o calor (elemento ambiental) , p.ex.; adquirir um ar condicionado e aos aspectos ambientais (ou seja, como a infraestrutura de uma cidade pode influenciar os aspectos cognitivos e comportamentais do indivíduo, deixando-os mais pré-dispostos a psicopatologias, como por exemplo, transtronos de ansiedade e de humor.
O uso dos veículos automotores está associado a dois tipos de poluição: a poluição sonora e poluição do ar. Na poluição sonora podemos obersar em grandes centros urbanos a poluição sonora já atingiu níveis preocupantes, são barulhos provocados por ônibus, caminhões e motos, é de grande importância para diminuir o barulho de tais veículos, manter o motor regulado, e usar a buzina em caso estritamente de necessidade. A poluição do ar ela é causada principalmente pela queima de combustíveis, a poluição do ar também é causada pela evaporação do óleo do cárter, do combustivel do tanqueque vai para o sistema de alimentação do motor, em menor escala, causando poluição do ar.
Pensar no homem como um ser biopsicossocial é pensá-lo de modo integrado em que o espaço de moradia se torna um importante vetor de qualidade de vida, ou seja, a infraestrutura do espaço das das cidades leva-os sujeitos a produzirem subjetividades e particularidades por vezes alienadas ideologicamente, em que a tomada de consciência de seus direitos e garantias torna-se essencial para que venha a se engajar em lutas sociais para melhoria de seu espaço ambiental. Por exemplo, uma cidade que tem uma boa infraestrutura de saneamento básico tem a menor probabilidade de proliferar doenças, entretanto não basta uma boa infraestrutura, faz-se necessário que os agentes governamentais desenvolvam ações de conscientização e empoderamento de seus cidadãos.
...