Idosos redação
Por: Evelyn Martins • 22/8/2017 • Ensaio • 327 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Envelhecimento no Brasil: Os desafios da nova sociedade idosa
No oriente os idosos são vistos como um símbolo de sabedoria, e é um ato cultural o respeito ao ancião. Enquanto no ocidente, os mais velhos muitas vezes são marginalizados pelos mais jovens da sociedade. No Brasil, a expectativa de vida aumentou em quase 30 anos, desde 1970, e a taxa de fecundidade reduziu de 5 para cerca de 1 filho por mulher, causando um envelhecimento na população, o que se torna uma questão socioeconômica que o país não está preparado para enfrentar.
O Estatuto do idoso é valido para aquele que possui idade igual ou superior a 60 anos, contudo, algumas leis, como a do transporte público gratuito, só vigoram com pessoas a cima dos 65 anos. Esse conjunto de leis foi criado para reger o bem-estar do mais velho, porém, a mentalidade de muitos dos mais jovens interfere, por exemplo, no aceitamento dos privilégios dos mais antigos, que acabam os desrespeitando; sejam nas filas preferenciais, estacionamento, assentos em ônibus e bancos. Em alguns casos mais drásticos, os idosos são agredidos e ofendidos, até mesmo pela família ou por cuidadores, os quais deveriam ser seu “porto seguro”.
A constituição federal de 1988 garante que a saúde seja direito do cidadão. Mas muito ainda precisa melhorar. É nessa fase da vida, que os problemas médicos se expandem, os órgãos estão mais desgastados, a memória fica falha e a energia diminui, aumentando os gastos do idoso, que muitas vezes acaba passando a velhice resolvendo problemas e se esquecem de comemorar o tempo de descanso. Seria interessante, por exemplo, aumentar os benefícios da aposentadoria. Embora essa seja uma questão complexa, pois envolve um acerto de contas públicas, as quais também devem investir na acessibilidade dos cidadãos.
causada pela alta ingressão das mulheres no mercado de trabalho juntamente com avanços tecnológicos e de qualidade de vida
...