TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DO PREOCESSO DE INTITUCIONALIZAÇÃO

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO em serviço social

Jussara de carvalho sousa

MEMORIAL DO PREOCESSO DE INTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

[pic 3]

Esperantina - PI

2014                            [pic 4][pic 5][pic 6]

Jussara de carvalho sousa

MEMORIAL DO PREOCESSO DE INTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

Produção textual Interdiciplinat Individual  apresentado ao  8º Período do Curso de Serviço Social  da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR para as disciplinas Gestão; Serviço Social; Terceiro Setor e Oficina de Formação; Pesquisa Social; TCC.

Prof.: Maria Angela Santini; Paulo Sergio Aragão; e Rodrigo Eduardo Zambon.

 

Esperantina - PI

2014[pic 7][pic 8][pic 9]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................

04

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.......................................

05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................

10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................

11

[pic 10]

  1. INTRODUÇÃO

O presente Trabalho tem como Objetivo Refletir sobre a origem histórica da profissão, os avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão.

O estudo da história é uma prática complexa por ser marcado por ampla heterogeneidade de posicionamentos. Uma diversidade de critérios, impugnações de argumentos sempre marcou tal esfera, revelando a ausência de consenso entre historiadores e estudiosos. Entretanto tentaremos expor através deste estudo fazendo uso do método materialista da história, que se preocupa com os fundamentos explicativos das transformações sociais engendradas pela sociedade.

Na origem da profissão o trabalho social, tinha papel imprescindível de corrigir os abusos e atenuar as rebeliões no intuito de aliviar o sofrimento e melhorar a situação de milhares de seres humanos, ao tentar realizar essa tarefa o trabalhador social tinha uma visão ingênua e maniqueísta.

No Brasil, a prática do assistente Social inicialmente dava-se na perspectiva de estabelecer a ordem, a moral ou a higiene, com o processo de expansão e consolidação do modo de produção capitalista, com as crises políticas, sociais e econômicas, o profissional é convocado para contribuir na articulação da harmonia social na relação Estado/sociedade.

2- A ORIGEM HISTÓRICA DA PROFISSÃO, OS AVANÇOS, AS DEMANDAS ATUAIS E A CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO.

O serviço social surge da emergência da “questão social” do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho. O capitalismo se erguia e cada vez mais buscava estratégias para acumulação e fortalecimento de seus ideias pautados na dominação, na opressão e exploração. Cujos desdobramentos eram a acumulação da pobreza e generalização da miséria.

No âmbito internacional é marcado pela revogação da Lei dos Pobres, promulgada em 1897 (MARTINELLI, 1991, p.55), resultado da organização e luta operária. O surgimento das Escolas Humanitárias com o acirramento da pobreza e a proposta de minimizar as sequelas da questão social. Um dos desdobramentos significativos deste trabalho de educação social e familiar nos bairros é a criação dos Centros de Ação Social precursor das agências e centros sociais.

A visita domiciliar é uma das práticas mais importantes e utilizadas neste contexto, e marca a racionalização da assistência e de sua organização em bases científicas, tinha como objetivo “[...] conhecer in loco as condições de moradia e de saúde da classe trabalhadora e de socializar o ‘modo capitalista de pensar’ (MARTINELLI, 1991, p. 104).

Deste modo o Serviço Social encontrava-se articulado com os interesses capitalistas, se apresentando alienado e alienante, ratificando sua prática social pela via da função econômica. Vestindo uma ilusão de servi e de serem servidos.

No século XX, para Cassab (2007) o Serviço Social estava presentes na maior parte dos países da Europa e Estados Unidos. Uma pioneira deste movimento foi Mary Richmond, por sistematizar sua prática, caracterizou o problema social, conceituou pessoa e mundo, considerando que o indivíduo só podia ser pessoa se participa do meio social (OLIVEIRA, 1982). Como também lança seu livro ‘Diagnóstico Social’, um clássico da época.

Dessa forma, em sua trajetória, o Serviço Social percorreu diferentes espaços geográficos de atuação, remetendo a operacionalização e a organização da categoria profissional, a diferentes para patamares.

Entre os anos de 1930 a 1945, coincidindo com dois grandes fatos político-sociais: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o período do Estado Novo (Brasil). O serviço social no país brasileiro apresentava um caráter assistencial, caritativo, missionário e beneficente. As primeiras Escolas de Serviço Social foram criadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, através de convênios com o CEAS e os Departamentos de Serviço Social dos Estados para organização de Centros Familiares em bairros pobres (Cassab, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com