O COTIDIANO E O EXECICIO PROFISSIONAL
Por: milene.s • 7/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ALESSANDRA SANTOS DA SILVA
HELOÍSA HELENA DA ROCHA MARTINS LIMA
MILENE BEATRIZ MAIA DA SILVA
PATRÍCIA CORRÊA COSTA
VANESSA DO SOCORRO CONCEIÇÃO MONTEIRO
PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL E AUXÍLIO GÁS: ANÁLISE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
Barcarena - Pará
2022
ALESSANDRA SANTOS DA SILVA
HELOÍSA HELENA DA ROCHA MARTINS LIMA
MILENE BEATRIZ MAIA DA SILVA
PATRÍCIA CORRÊA COSTA
VANESSA DO SOCORRO CONCEIÇÃO
MONTEIRO
PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL E AUXÍLIO GÁS: ANÁLISE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
Trabalho apresentado à Universidade Norte do
Paraná, curso de Graduação em Serviço Social, como pré-requisito parcial de avaliação das disciplinas de ED – Interpretação de texto; Educação à Distância; Pesquisa Social , Políticas Setoriais; Gestão e Análise de Políticas Sociais; Instrumentalidade em Serviço Social; Seminário Interdisciplinar ; sobre orientação dos Prof. Nelma Galli ; Patrícia Soares Campos; Amanda Boza Gonçalves ; Tutora presencial Sara Alessandra B. Albuquerque; Tutora a distância Juliana Chueire Lyra; Valquíria Aparecida Dias Caprio li.
Barcarena - Pará
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 - Programa Auxílio Brasil, e sua vinculação direta com as políticas de Assistência Social, Saúde e Previdência Social. 5
2 – Auxilio Gás 6
3- O SERVIÇO SOCIAL E A AVALIAÇÃO SOCIAL NO BPC 8
3. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 10
1. INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho descreve as atividades referentes sobre O Programa Auxílio Brasil e Auxílio Gás: análise e atuação profissional.
O Auxílio Brasil e Vale Gás, integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, que é responsável por gerenciar os benefícios do Programa e dos recursos para pagamento.
O programa tem como objetivo promover a cidadania com garantia de renda e apoiar, por meio dos benefícios ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a articulação de políticas voltadas aos beneficiários; Estimular a emancipação das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Diante do atual cenário de crise econômica, a liberação de benefícios sociais se tornou algo indispensável no Brasil. Com a volta ao mapa da fome, o Governo Federal precisou elaborar políticas públicas que pudessem auxiliar os vulneráveis. Desse modo, se consolidou o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás.
2. DESENVOLVIMENTO:
2.1 - Programa Auxílio Brasil, e sua vinculação direta com as políticas de Assistência Social, Saúde e Previdência Social.
Analisando a proposta de produção textual em que podemos discorrer sobre o Programa Auxilio Brasil, Atenuamos em nossa profissão de assistente social o seguinte entendimento: O de não constitucionalizar um programa que já existia (BOLSA FAMILIA).
Com três modalidades principais: Primeira Infância, Composição Familiar, Superação da extrema pobreza e que na atual conjuntura foi substituído pelo Programa Auxilio Brasil, por 6 benefícios: Esporte escolar, Bolsa iniciação cientifica Junior, auxilio criança cidadã, auxilio inclusão produtiva urbana, benefício compensatório de transição.
Não que as políticas de transferências de renda sejam ruins, não de forma alguma, mais que estas políticas de estado devem ser pensadas, desenhadas suas regras, características e estabilidade financeira, para que tenha sucesso e não a mercê das diferentes ideologias de governo.
No programa foram cadastrados 32 milhões de beneficiários, através do SUAS no início somente 5 milhões de beneficiários receberam e hoje as estatísticas apontam 11 milhões, ou seja, cabe analisar quê, não estamos só evidenciando a pobreza em nível individual e nem mais só sobre trabalhadores de baixa renda e sim famílias de baixa renda, embora estejam relacionadas e distintas.
Mais o programa Auxílio Brasil, não nos deixa transparência de qual a trajetória das pessoas, entre diferentes programas? Sobre quanto foi orçado? Qual a estratégia de superação da pobreza? Conforme citamos sobre a importância das características do programa, além de vivenciar uma crise econômica, na política e nos serviços públicos, trazendo desafios acentuados devido à diversidade e desigualdade nas regiões do país, o que provoca o crescimento da vulnerabilidade da população mais pobre e sem acesso aos serviços públicos de qualidade.
...