O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO l
Por: cossuol • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.951 Palavras (16 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
LUCIMARA RODRIGUES DE SOUZA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO l
Linhares
2015
LUCIMARA RODRIGUES DE SOUZA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Documentação Comprobatória do Estagio Curricular Obrigatório I Apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado I, V Semestre.
Professora: Valquíria Aparecida Dias Caprioli; Coordenador do Curso: Prof. Adarly Rosana Moreira Góes; Orientador Acadêmico: Leandro de Jesus Ferreira; Supervisora de campo: vanderlene Lopes da Silva Carvalho.
Linhares
2015
Sumário
1 – Identificação:
2 - Justificativa:
3 - Objetivo
3.1. OBJETIVO GERAL:
3.2. Objetivos pedagógicos:
4- Supervisão de campo:
5- Orientação acadêmica:
6- Avaliação:
ANEXO II – A
ANEXO II – B
ANEXO III
ANEXO IV
l - identificação do aluno
ll- identificação do local do estágio
lll Avaliação
lV - Conceitos
Considerações finais
PLANO DE ESTÁGIO l
1 – Identificação:
a) Nome do estagiário: Lucimara Rodrigues de Souza, ead00986378, 5º semestre.
b) Nome da Instituição: Grupo resgate São Francisco de Assis, apoio psicossocial.
Endereço: Rod. Dalmácio José Mage, km 04, Linhares/ES, CEP: 29.900-000.
c) Projeto no qual o aluno será inserido para a realização do estágio: Tratamento e recuperação de dependentes químicos.
d) Nome do supervisor de campo / Vanderlene Lopes da Silva Carvalho CRESS: 5711 / 17º Região-ES.
e) Nome do Orientador acadêmico /Leandro de Jesus Ferreira
CRESS: 4714/17° Região – ES.
f) período de realização do estágio: 30/03/2015 A 25/05/2015
g) Dias e horário de estágio: 07h00min as 11h00min de segunda a sexta-feira.
h) Dias e horário reservados para supervisão de campo: Sexta feira das 09 as 11h00min.
2 - Justificativa:
O estágio supervisionado proporciona ao aluno o contato entre a teoria e a prática. O grupo Resgate “São Francisco de Assis” destina-se a prestar atendimento a jovens e adultos do sexo masculino, sem destinção de raça/etnia, religião, a qual se encontra em uso indevido e indescriminado de drogas lícitas ou ilícitas. No entanto o grupo Resgate oferta apoio, acolhimento e acompanhamento psicosocial; a periodicidade do tratamento é de oito meses. Por tanto se constitui de um espaço onde e feita à relação dialética entre teoria e a prática, proporcionando ao aluno o contato com a realidade. Caracteriza-se também como um momento de análise e apreensão do contexto real, sendo um elemento fundamental para a formação profissional.
3 - Objetivo
3.1. Objetivo geral:
Proporcionar ao estagiário conhecimento sobre a realidade na qual vai atuar em orientação e acompanhamento do exercício profissional de uma atividade prática, possibilitando a troca de conhecimento teórico do curso, com a prática da realidade profissional, desenvolvendo o conhecimento da teoria de sala de aula, diante da observação da conduta ética sobre o estágio. Compreende-se então que, no campo de estágio da instituição onde o aluno vai estagiar observar-se a prática do assistente social e como promover a reinserção social do indivíduo através do aceso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários e, também trabalhar em conjunto com as redes de atenção às pessoas com dependência química nos municípios.
3.2. Objetivos pedagógicos:
- Possibilitar ao estagiário a identificação do espaço de intervenção profissional;
- possibilitar ao estagiário a estratégica de intervenção profissional;
- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;
- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional;
- Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.
- Possibilitar observação dos reais objetivos de um Assistente Social que atua na mediação concreta dos direitos de cada ser humano.
- Possibilitar ao estagiário articular teoria e prática, que é fundamental para a formação profissional.
4- Supervisão de campo:
A supervisão de campo ocorrerá no campo de estagio individual, onde o estagiário acompanhará o exercício da profissão no campo de trabalho, através da observação da prática, com esclarecimento de dúvidas e discussões de acordo com o atendimento realizado diariamente pelo assistente social. A dinâmica processual acontece, individualmente, às sextas-feiras, das 10h às 11h.
5- Orientação acadêmica:
A orientação acadêmica acontecerá nas segundas feiras das 20h00min as 21h00min de forma grupal, onde o aluno já orientado sobre o plano de estágio, e sobre outras atividades pertinentes ao serviço social tais como estudo de texto, conhecimentos de conteúdos básicos para a análise da conjuntura, diário de campo, postagem de estágio e conhecimento de políticas publicas, pelo seu orientador acadêmico.
...