O Estagio Serviço Social
Por: 322.386.768-64 • 1/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1][pic 2]Universidade Anhanguera Uniderp –(Polo - Barueri)
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ADRIANA ARAUJO DE ALMEIDA EAD23626372
AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO E ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.
PRODUÇÃO TEXTUAL DO ESTÁGIO.
SEMESTRE 6ºflex/7º Reg
Disciplinas integradoras: Estágio III.
BARUERI-SP
ABRIL / 2021
[pic 3][pic 4]
Disciplinas integradoras: Estágio III.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas integradoras.
Tutora: Juliana Isabele Gomes Probst.
BARUERI-SP
ABRIL / 2021
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.......................................................................................................
2.DESENVOLVIMENTO...........................................................................................
2.1 Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço....................................................................................................5
2.2 Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público.....................................................................................................................6
2.3 Elaboração do Relatório Final de Estágio......................................................7
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA............................................................................8
INTRODUÇÃO
Realizei a Produção Textual do Estágio I, II e III adaptado COVID-19 na instituição AACD, onde realizei pesquisa da instituição para a elaboração de todos os estágio. No Estágio I, contextualizei a AACD e seus objetivos, enquanto no Estágio II, elaborei um projeto de intervenção usando a musicoterapia no auxilio das pessoas atendidas com o intuito de conquistar da autonomia, recuperação de autoestima e melhoria da comunicação e expressão, facilitando a aderencia ao tratamento e a socialização das crianças.
No Estágio III, que se segue, será apresentado mais profundamente o trabalho do Assistente Social na AACD, as políticas utilizadas, a avaliação de eficiência, eficácia e efetividade dos projetos e programas prestados pela instituição, além de apresentar também a minha percepção como estudante de Serviço Social tendo tido contato em forma de pesquisa com o cenário da associação.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço
A Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD), local base de minha pesquisa para o estágio adaptado, está hoje localizada em Av. Getúlio Vargas, 1150 - Piratininga, Osasco - SP, a AACD foi fundada a décadas atrás e desde a sua fundação, em 1950, pelo médico ortopedista Renato Bonfim, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) tem prestado relevantes serviços na área da saúde para milhares de pessoas, tratar, reabilitar reintegrar, à sociedade, crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física são suas principais atividades.
As atividades realizadas pelos Assistentes Sociais nessa associação envolvem o atendimento a demanda espontânea, promover a participação dos responsáveis pelas crianças com deficiência e orientação em relação à benefícios.
2.2 Conhecer a atuação do assistente social, a organização desse serviço escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público.
O assistente social atua no âmbito das relações sociais, desenvolvendo ações que fortaleçam sua autonomia, participação e exercício de cidadania, com vistas à mudança nas suas condições de vida. Os princípios de defesa dos direitos humanos e justiça social são elementos fundamentais para o trabalho social, com vistas à superação da desigualdade social. As principais políticas relacionadas a atividade do Assistente Social na AACD são de saúde e assistência.
Como principal atividade desenvolvida, existe a questão de promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social, identificar os problemas ou fatores que perturbam ou impedem a utilização da potencialidade de educandos, analisando as causas, para permitir a eliminação dos mesmos a fim de um maior rendimento escolar, orientar, encaminhar e acompanhar a pessoa com deficiência e seus familiares aos recursos da comunidade e realizar estudo sócio-econômico. Não tive oportunidade de participar de nenhum atendimento, pois realizei o estágio adaptado, mas tive a percepção em minhas pesquisas do quanto a política de assistência é importante caminhando junto com a saúde, o atendimento humanizado olha as pessoas não apenas como portadores de deficiência em que precisam de tratamento na área de saúde, mas observamos a realidade como um todo e isso favorece o tratamento de forma ampla.
...