O LAUDO TECNICO
Por: TANIA0Z • 24/9/2021 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
LAUDO TÉCNICO – ANÁLISE DA VAZÃO DE ÁGUA E REFORÇO ESTRUTURAL
Solicitante: Sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro
Referência da Área: Obra do muro de contenção (frontal)
DESCRIÇÃO
Conforme arquivo digital, enviados em fotos e vídeos, pelo tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro, José Antônio, na data de 20/08/2021 (via WhatsApp), as imagens foram analisadas, seguem abaixo:
[pic 2]
Figura 1: Enchente na área onde será construído muro de contenção
[pic 3]
Figura 2: Área do local com trecho da passagem da água quando ocorre enchente
[pic 4]
Figura 3: Força da água quando submetida a chuva no local
[pic 5]
Figura 4: Funcionários realizando limpeza na piscina, após o volume de agua que ocasionou enchente no local
Durante o forte volume de agua causado pela chuvas que ocorre na temporada , segundo relatos e análise das fotos e vídeos enviados, a vazão da água é muito grande, e vem em alta velocidade, fazendo assim necessidade de ser executada uma estrutura reforçada do muro de contenção, que será feito na parte frontal da construção.
Faz-se necessário, a execução de vigas suspensas para limitar, reforçar e suportar essa carga de água, que vem devido às fortes chuvas que ocasionam enchentes no local.
As vigas suspensas funcionarão em sistema tipo barragem, sendo vigas suspensas biapoiadas nas partes do muro, frontal e traseiro.
[pic 6]
Figura 5: Reforço de estrutura com vigas horizontais amarradas às colunas
[pic 7]
Figura 6: Amarração de estrutura de fundação e sustentação vertical e horizontal
[pic 8]
Figura 7: Broca de fundação dos pilares/colunas
O reforço estrutural é um serviço realizado em estrutura de construção, que tem como objetivo tratar problemas relacionados especificamente à estrutura de concreto que a sustenta, como a fundação, em vigas, colunas, brocas e sapatas.
Como não foi possível perfurar o solo até a cota desejada, para execução das brocas de fundação, que sustentariam parte da carga da estrutura, o esforço será transferido para as vigas de reforço horizontais, que estão sendo executadas enterradas na parte debaixo da estrada.
Elas têm ligação com as colunas em concreto armado. As estruturas podem sofrer esforços externos, variações de temperatura ou ações que de alguma forma possam ser equivalentes a recalques de apoio. Os esforços externos são as cargas, que são oriundas da ação da gravidade, podendo ser ainda permanentes, acidentais ou móveis.
Porém, outras causas além da gravidade podem resultar em esforços externos nas estruturas, o vento, empuxos de terra e água e terremotos, por exemplo. Neste caso, da obra, o empuxo de terra e carga de água da chuva, são os fatores que especificam e justificam o reforço estrutural executado na obra do muro frontal.
...