O Socioterritorialidade e Praticas
Por: m4negreiros • 26/11/2019 • Artigo • 539 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SERVIÇO SOCIAL 7° SEMESTRE
BRUNA CRISTINA BALDUINO NEGREIROS – RGM 1705623-3
SOCIOTERRITORIALIDADE E PRÁTICA EM SERVIÇO SOCIAL
RELATÓRIO TÉCNICO
SEMANA DA PRÁTICA DE SERVIÇO SOCIAL: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL EM DIFERENTES ESPAÇOS OCUPACIONAIS.
Marcia de Assis Costa
SÃO PAULO 2019
RELATÓRIO TÉCNICO - SEMANA DA PRÁTICA DE SERVIÇO SOCIAL: O
TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL EM DIFERENTES ESPAÇOS OCUPACIONAIS.
Foi realizado nos dias 10 e 11 de Outubro de 2019, na Universidade Cruzeiro do Sul, no auditório D a Palestra referente a semana da pratica de Serviço Social. Com participação de convidados profissionais da área que atuam em diferentes serviços.
Feito apresentação artística da aluna, Vanessa Kryolla cantora e compositora e literatura de cordel da aluna e compositora Tânia Negromonte.
Esteve presente na palestra: Maria Raimunda, professora e coordenadora do curso de Serviço Social, assistente social judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo; Gislene Aparecida, assistente social no CRAS Vila Curuça; Érika Gonçalves, assistente social na Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês; Rosana Rodrigues, assistente social na Sociedade de Trabalhos comunitários; Ivani Costa, assistente social na Associação Elisabeth Bruyere; Priscila Pereira, assistente social no Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente) Terceiro Milênio; Celina Maria Silva, assistente social do Sasf; Ana Cleia, assistente soacial no CRAS Itaquera; Sheila dos Santos assistente social CRAS Mooca; Genivaldo Felix, assistente social na Associação São Geraldo Projeto Acolhimento para pessoa em situação de rua; Thiago Miranda assistente social NCI; Henrique Paulo, NCI; Andreia da Silva, assistente social CRAS Guaianases; Leonice Fazola, assistente social na Defensoria Pública de São Miguel.
A palestra foi realizada com o intuito de apresentar a diversidade de espaços ocupacionais, as oportunidades e desafios do trabalho dos assistentes sociais. Cada profissional trouxe as experiências do dia a dia. Em suas falas observei que o trabalho do assistente social é um trabalho mais eficaz quando feito em conjunto, recebendo o apoio da rede, o que não é o caso já que a fala unanime foi a falta de apoio o que faz de muito desses profissionais acabam esbarrando nas mesmas dificuldades. A falta de recursos o desmonte das políticas públicas a não garantia da responsabilidade do Estado impossibilitam um trabalho crescente e duradouro. Em meio a todos apresentados apenas uma profissional se mostrou satisfeita com a rede que nos faz refletir que o maior desafio da profissão e a falta de apoio do Estado. Mas que a profissão é capaz de realizar grandes feitos e se fortalecer quando se apoia, em militância lutando por direitos por políticas públicas.
...