TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

        Rhaylanny Maria Da Silva

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Coordenador do curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

2016/1

        Rhaylanny Maria Da Silva

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade de relacionar a minha vivencia no campo de estágio supervisionado na área da Assistência Social. Onde posso relatar o que foi feito, as dificuldades e as observações decorrentes do Estágio Supervisionado em Serviço Social, dentro do CRAS; relatar a vivencia no campo de estágio junto com a prática na Assistência Social e apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular.

 

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL – CRAS – CENTRO – Alagoinha-PB

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único Assistência Social - SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Esta unidade pública do SUAS é referencia para o desenvolvimento de todos os serviço sócio assistenciais de proteção básica SUAS, no seu território de abrangência. Este serviço, de caráter preventivo, protetivo e proativo, podem ser ofertados pelo CRAS além de informar que o Programa de Atenção Integral á Família - PAIF é uma oferta obrigatória do CRAS, trabalhando sempre dentro das Políticas Publicas, da Lei Orgânica Assistência sociais – LOAS, Sistema Único Assistência Sociais – SUAS; Centro Referencia Especializado de Assistente Social - CREAS.

O serviço social é uma profissão que buscou legitimação ao longo do tempo, para deixar o seu caráter assistencial e caritativo e se formar como profissão. Na sua trajetória utilizou algumas correntes como base, seu método de atuação e os instrumentos variaram de acordo a cada uma delas e a seu momento histórico. O presente estudo visa proporcionar uma reflexão sobre a nova relação do Estado e a Sociedade, compreendendo o aspecto ético, político e social, no âmbito da política de seguridade social com ênfase na política social de proteção especial.

O Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) é vinculado a Secretaria de Ação Social, localizado na Rua PC Alfredo Moura nº 06, Alagoinha-Pb, criado para atender à população de maior vulnerabilidade social e levar às famílias os serviços ofertados pela Política de assistência Social. Ele trabalha como uma unidade básica do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, que é responsável por todos os programas e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. Por estar dentro da comunidade e por ser a porta de entrada do cidadão no que diz respeito ao atendimento sócio assistencial, realizando o acolhimento e os encaminhamentos necessários, facilitando o atendimento às famílias mais vulneráveis de sua área de abrangência, o CRAS é considerada uma unidade de referencia.

Os usuários são cadastrados nos programas de transferência de renda, como é o caso da bolsa família e ter acesso a benefícios sociais que auxiliam na manutenção de condições dignas de vida, como é o caso do Beneficio de Prestação Continuada - BPC. Além disso, a função do CRAS é oferta pública do trabalho social com famílias e a gestão territorial da rede sócio assistencial de proteção social básica, o conhecimento do território, a organização e articulação das unidades da rede sócio assistencial a ele referenciadas.

A sua missão é precaver situações de risco por meio de desenvolvimento e potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Na cidade de Alagoinha-Pb, o CRAS assume como fatores de identitários dos grandes eixos estruturantes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a matricialidade sócio familiar . Os seus objetivos é promover o acompanhamento sócio assistencial das famílias em um determinado território; Potencializar a família como uma unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos da solidariedade; Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando

seu protagonismo; desenvolver ações que envolvam diversos setores, como o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos infringidos, recaindo em situações de risco.

As principais atividades desenvolvidas são os Atendimentos individuais; Visitas domiciliares e institucionais; Encaminhamentos à rede sócio assistencial; Reuniões e ações comunitárias; Palestras voltadas as famílias e a comunidade; Oficina de convivência e de trabalho sócio educativo; Campanhas sócio educativas; Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra e articulação de grupos Sociais locais. Ele acolhe a toda a família, ofertando diversas atividades envolvendo crianças, adolescente, jovens, gestantes e idosos.

Atualmente a instituição tem como responsável a Secretária de Ação Social, Ana Carolina De Brito Lira Beltrão e possui 22 (vinte e dois) funcionários, sendo 02 Assistentes Sociais, 01 Psicóloga, 01 Auxiliar Administrativo, 01 Coordenador do CRAS, 01 Motorista, 02 Auxiliares de serviço geral, 01 Cozinheira.

2.2 HISTÓRICO DO SURGIMENTO

O Fundo Municipal de Assistência Social é vinculado a Secretaria de Ação Social, desde 21 de Maio de 2002.

A instituição dispõe do Assistente Social desde a sua implantação. A população atendida na unidade são famílias em conseqüência da pobreza, vulneráveis, privadas de renda e acesso de serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminação por questão de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Diariamente são atendidas diretamente ou indiretamente 40 (quarenta) usuários na unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (351.5 Kb)   docx (412.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com