PROJETO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO POSTO PARANAVAI
Por: rosa069 • 21/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 458 Visualizações
FACULDADE TIJUCUSSU - UNIESP
SERVIÇO SOCIAL 8NB
PROJETO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO POSTO PARANAVAI – MAUA –SP
ANDREIA FELIX
HELENO ANTONIO ROSA
MARIA ROSA DE BARROS
ROSANA RAMOS
SÃO CAETANO,
2015
OLHAR
Este olhar tão distante
Que parece dizer algo.
Beijo te a face
E por um instante
Como num raio
O teu sorriso
Começa a florir e,
Fecha-se com tanta rapidez
Ficando somente o silencio
Que olhar é esse?
Do tempo que passou
E não aproveitou
Da vida que lhe restou
Somente a solidão.
Não sei bem ao certo
Só fico a imaginar
Tento alegrar-te e digo
O que queres fazer agora?
Simplesmente olha e mostra
A tuas mãos
E pintando a suas unhas
Iniciamos nossas conversas
Num jogo de olhares
Que por um instante
Vejo o teu sorriso
Novamente a florir. M. Rosa
- INDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 PROJETOS - OS SABERES DAS TERCEIRA IDADE
1.2 UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ( UBS )PARANAVAI – MAUA –SP
1.3 COORDENADORAS: ANDREIA, HELENA, MROSA E ROSANA.
2- JUSTIFICATIVA
Envelhecer faz parte natural da vida do ser humano, é um processo que ocorre varias transformações na vida do individuo e no meio social no qual vive.
Atualmente há muitas discursões em relação da questão do envelhecimento do nosso país. Com o aumento da população idosa do Brasil, surgi novas demandas sociais, tendo novos desafios e algumas necessidades da população idosa.
Muitos idosos são marginalizados pela sociedade, ficando em instituições como asilos. O posto Paranavaí atende algumas necessidades da população idosa, como cuidados básicos de saúde e alimentação e a pratica de atividades físicas. Durante as visitas domiciliares nota-se o distanciamento do idoso do convívio familiar, gerando pontos negativos na qualidade de vida. O Projeto de intervenção das Assistentes Sociais do posto Paranavaí irá ampliar esses atendimentos, reforçando a autoestima com atividades artísticas, lúdicas, para que os mesmos adquirem autoconfiança.
No decorrer do tempo o idoso sente afastado do meio social, deixando de lado a construção da sua historia de vida, gerando um sentimento de insegurança, além de ser considerado pela sociedade e família como um peso.
A maioria dos idosos atendidos pela UBS do Paranavaí, não exerce nenhuma atividade, ficando com seu tempo ocioso.
A UBS do Paranavaí esta localizada na cidade de Mauá- SP atende a população do bairro Paranavaí e Nova Mauá. A população idosa é desprovida de atividades sociais, no bairro tem somente uma escola estadual e outra municipal que atende crianças de três meses a quatro anos, a ONG Estrela da Vida, tem atividades voltadas para crianças e adolescente. Através dos pacientes idosos atendidos na UBS, através dos prontuários medico foi verificado a necessidade de algumas atividades voltadas para essa população.
Desta forma possibilitara ao idoso manter a mente e o corpo em atividade, e assim, deixar para trás problemas como o estresse, a baixa autoestima, a depressão e outros agravantes ocasionados pela falta de perspectiva de vida.
3-OBJETIVOS
3.1- OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos é promover atividades que contribua para melhorar a qualidade de vida dos idosos frequentadores do posto de saúde Paranavaí. Promover a qualidade de vida e principalmente a preservação do prazer na vida do idoso e valorizar o papel social do idoso e seus saberes, de adaptar novas situações do cotidiano. Assim também como minimizar o preconceito existente em relação ao idoso e viabilizar acesso aos direitos sociais.
3.2- OBJETIVOS ESPECIFICOS
A- Treinar capacidades intelectuais, e a coordenação motora;
B- Colaborar para o desenvolvimento do sentimento de valorização dos idosos atendidos;
C- Estimular autoimagem e autoestima;
D-Promover uma socialização e lazer
4- PÚBLICOS BENEFICIADO
Serão beneficiados pelo projeto todos os idosos atendidos na UBS do Paranavaí à partir de 60 anos , dando exclusividade aos pacientes com histórico de hipertensão arterial, diabetes, depressão, obesidade, ou outras doenças, encaminhadas pelo médico.
...