Projeto de Estágio
Por: koka23 • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
MICHELE ANTUNES DOS SANTOS
GRUPO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Nome do Tutor Externo – Maria Judite Ludwig
Nome do Supervisor de Campo – Jandira C. Tavares de Oliveira
PORTO ALEGRE
2015
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................................4
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO...............................5
3 OBJETIVOS ..................................................................................................................6
3.1 OBJETIVO GERAL ....................................................................................................6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ......................................................................................7
4 PÚBLICO-ALVO ............................................................................................................7
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ..........................................................................7
6 METAS ..........................................................................................................................7
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE ..........................................................................................8
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ...............................................................................8
9 RECURSOS (VALORES APROXIMADOS) ..................................................................8
9.1 GASTOS COM PESSOAL .........................................................................................8
9.2 GASTOS COM MATERIAL ........................................................................................9
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO ............................................................................9
9.4 ORÇAMENTO TOTAL ................................................................................................9
REFERÊNCIAS ................................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção da Instituição de Educação Infantil Mundo Colorido, tendo como mantenedora a Associação de Moradores da Vila Dona Teodora ( AMODORA ) onde constituo campo de estágio supervisionado do Curso de Serviço Social, sendo que o mesmo será avaliado e valerá nota para a disciplina de Estágio II.
Conforme o Levantamento de Demandas realizado na Creche Mundo Colorido, encontramos uma demanda muito importante a ser trabalhada, que é a articulação da família-escola-aluno.
Diante dessa demanda, elaboramos um projeto que visa contribuir para a reflexão sobre a inserção do profissional do Serviço Social no setor da educação infantil e realizar a articulação da família junto à instituição.
O objetivo desse projeto é mobilizar as famílias para a participação, interação junto a seus filhos na escola. O desenvolvimento de ações junto com seus familiares fortalece vínculos e previne situações de exclusão e risco, dando ênfase na importância desse vínculo, explicando a necessidade da relação familiar, entre pais e filhos..
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO
A associação de Moradores da Vila Dona Teodora ( AMODORA ), localizada no Bairro: Humaitá, era antigamente uma área de lodo, algumas famílias invadiram e começaram a construir suas casas, com o passar do tempo os moradores fundaram a Associação que foi no 21 de Janeiro de 1981, é uma organização sem fins lucrativos conforme o estatuto da mesma, formada para atender as demandas da comunidade. Neste tempo foram criados um posto de saúde e uma creche, a Mundo Colorido.
Tendo em vista que a crise que se arrasta desde os primórdios da história do Serviço Social e no ponto que mais chama a atenção na Vila Amodora que é a inter-relação entre Política Social e família, nos despertou o interesse de aprofundar o entendimento a algumas questões instigantes como: relação entre autonomia e dependência, a articulação entre família e escola, vínculos afetivos.
Novos arranjos familiares vêm se constituindo nesta vila como: mães adolescentes solteiras, famílias monoparentais como chefia feminina, família com base em uniões livres ( ou seja sem o casamento civil ou religioso, dentre outros ). A família se configura como um espaço indispensável para a garantia de sobrevivência de desenvolvimento e da proteção integral dos filhos e demais membros, independente de como esta estruturada. De acordo com Pasquini:
“ A família sendo uma instituição privada e social apresenta aspectos positivos e negativos. A família possui aspectos positivos enquanto apoio a seus membros quando necessário e enquanto núcleo de afeto, segurança, solidariedade, amor e suporte emocional. Pode também apresentar aspectos negativos quando a família impõe formas autoritárias, onde se tem o predomínio ao individualismo, exploração, violência, falta de respeito, falta de amor e falta de valores. ( PASQUINI, 2005:24 )
Proteger e cuidar da criança não, é uma tarefa restrita à família, mas da comunidade, gestores e implementadores das políticas públicas. A criança deve ser compreendida como sujeitos de direitos. Para garantir o desenvolvimento infantil, a criança deve receber atenção de caráter integral, significa que todas as suas necessidade de cuidados, proteção e inclusão devem ser atendidas em suas múltiplas dimensões, que coincidem com as áreas de atuação das políticas públicas básicas, ou seja, saúde, educação e assistência social.
...