Projeto para elaboração de trabalho acadêmico
Por: eluza • 11/3/2018 • Trabalho acadêmico • 938 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVO................................................................................................................4
3.1 OBJETIVO GERAL................................................................................................4
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................. 5
4 PÚBLICO ALVO.......................................................................................................5
5 METAS A ATINGIR...................................................................................................5
6 METODOLOGIA....................................................................................................5-6
7 RECURSOS HUMANOS...........................................................................................6
8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS...................................................6
9 AVALIAÇÃO.............................................................................................................6
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ......................................................................6-7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
1. APRESENTAÇÃO:
O projeto de ação será desenvolvido no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 135, Bairro Vila Nova o qual está vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social que executa a Política de Assistência Social no Município, subordinada a Prefeitura Municipal de Canguçu.
Segundo a PNAS (2004) as ações de Proteção Social Básica são aquelas que possuem caráter preventivo ao risco para famílias que vivem em territórios vulneráveis consequentemente se encontram em privação e/ou, fragilização dos vínculos afetivos e relacionais e de pertencimento social. E verifica-se ainda que os serviços, programas, projetos, e benefícios de proteção social básica deverão ser realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. (BRASIL, 2004, p. 35)
O trabalho realizado pelo CRAS com as famílias abrange o acesso aos direitos e serviços básicos, a apropriação de informações e conhecimentos relacionados à sua capacidade de proteger os seus membros e defender os seus direitos.
2. JUSTIFICATIVA
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social, estruturando-se, assim, como porta de entrada, unificada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e referência para encaminhamentos à proteção especial.
Sendo assim, verifica-se a necessidade de ampliar as informações sobre a rede de serviços socioassistenciais existente no município de Canguçu/RS.
Portanto, considerando as observações realizadas no estágio I, verifiquei a necessidade de realizar um projeto que possibilitasse ao grupo de convivência de mulheres do CRAS a ampliação das informações sobre os programas, projetos e ações desenvolvidas pelo próprio CRAS e pela rede de serviços socioassistencial pública e privada de nosso município, incluindo os serviços de proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade, visando incentivá-las a discutir e refletir sobre estes serviços, assim como sobre os direitos que as famílias e seus membros possuem e os meios de acessá-los, levando a informação em busca de caminhos para que as famílias possam ter elementos para ajudar na superação de problemas.
3. OBJETIVOS:
3.1 GERAL
O presente projeto tem como objetivo ampliar as informações sobre os serviços, programas e projetos ofertados pelo CRAS e pela Rede Socioassistencial Pública e Privada do Município de Canguçu.
3.2 ESPECÍFICOS
• Divulgar os serviços, programas e projetos desenvolvidos pelo CRAS;
• Divulgar os serviços de proteção social básica e especial da rede pública e privada;
• Realizar visitas as Entidades Socioassistenciais para conhecer os serviços;
• Propiciar espaços de reflexão;
• Promover espaço de diálogo e escuta;
• Propiciar a visão de totalidade da Política de Assistência Social.
4. PÚBLICO ALVO
Grupo de Convivência de Mulheres do Centro de Referência de Assistência Social –
...