RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Por: Tata.kids • 17/8/2018 • Ensaio • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Taís Costa da Conceição
Curso Serviço Social
Relatório de estágio curricular
Teresina PI 2017
Relatório apresentado ao Curso de Serviço Social com ênfase em assistência a terceira idade, para demonstrar as atividades de estágio curricular desenvolvido no Serviço Social do Comercio-SESC, localizado Rua Heitor Castelo Branco, 2700; Bairro; Ilhotas; sob a supervisão da Coordenadora do Trabalho Social Com Grupos – TSI Maria de Fatima Teles de Araújo Pinheiro.
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo central relatar sobre a experiência de estágio curricular obrigatório do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Anhanguera de Teresina, em fase de execução junto a Serviço Social do Comercio (SESC) de Teresina. A experiência de estágio tem como propósito central propiciar a/ao estagiária/o a oportunidade de vivenciar a relação teoria/prática tão discutida no exercício da formação profissional para desvencilhar e conhecer as ações desenvolvidas pela entidade, relacionando assim as dimensões teórico-metodológica e ético-política.
Neste relatório de estágio, estão descritas as atividades que foram realizadas durante o estágio no período de 05 meses e 12 dias, com carga horária de 480 horas, totalizando 20 horas semanais, realizado no período de 03 de Julho de 2017 a 15 de dezembro de 2017, no horário de 14:00 horas às 18:00 horas, com atuação na área Serviço Social, promovendo a busca da qualidade e profissionalismo .
2. Caracterização da Instituição
O SESC foi criado, no dia 13 de setembro de 1946, pelo Decreto-Lei nº 9.853 do
Governo Federal, motivado pela iniciativa das lideranças empresariais brasileiras, que entenderam que uma relação mais harmoniosa entre capital e trabalho era essencial para a continuidade do processo de desenvolvimento do País, ainda mergulhado em um cenário de pobreza, atraso e conflitos sociais.
Mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, o SESC é uma Instituição voltada para o bem-estar social de sua clientela. Uma de suas características marcantes é a promoção de valores maiores, como o exercício da cidadania, o amor à liberdade e à democracia, bem como o apoio aos menos favorecidos e desde então atua de forma inovadora, prestando serviços e estimulando o desenvolvimento da cidadania e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e comunidade em geral, através de ações nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Assistência. Sua missão é "Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do setor de comércio de bens, serviços e turismo, prioritariamente de baixa renda, através de serviços subsidiados e de excelência” (SERVIÇO..., 2015). A unidade em Teresina “Lourival Nery”, conhecido como SESC Ilhotas, é a unidade mais antiga dentro de Teresina localizada no bairro Ilhotas, a unidade destaca-se com a realização de ações voltadas para as áreas de educação, desenvolvimento físico esportivo, recreação e lazer.
O SESC Ilhotas conta com estrutura moderna para bem atender os comerciários como Centro Educacional "José Alves Sousa Neto", o ginásio poliesportivo "Jesus Tajra", parque aquático, academia de ginástica, salão de eventos e salas para realização de cursos e oficinas de valorização social. Também funciona no SESC Ilhotas uma unidade do Programa Mesa Brasil SESC uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício.
O trabalho do SESC é eminentemente de cunho educativo que permeia direta ou indiretamente todas as atividades e serviços desenvolvidos. Dai, as questões sociais são tratadas através de palestras, rodas de conversas, seminários, debates e encontros conectando o nosso público sobre as questões sociais da atualidade. Sabemos que as questões sociais podem ter um impacto significativo sobre a vida e a saúde física e mental dos idosos, então é trabalhada dessa forma como também as necessidades dos idosos e o que deve ser feito para atendê-los.
3. Estrutura do Ambiente de Estagio
- O SESC Ilhotas não tem uma sala do Serviço Social, mas uma coordenação dirigida por uma assistente social a serviço de um grupo, de uma clientela específica. Sua estrutura é composta de duas salas, uma fica a coordenação e uma auxiliar que nos ajuda no trabalho administrativo e nas ações do setor (É assistente social, mas não está no quadro da empresa como tal). Essa sala tem toda estrutura necessária para atender a clientela do setor, com ambiente climatizado, computadores, telefone, armários, sofá, cadeiras e etc.
Temos a outra sala, que pela manhã fica uma profissional da área de Letras/Português com especialização em Gerontologia Social, a qual também realizo minhas tarefas em quanto estagiária de Serviço Social e no turno da tarde mais duas auxiliares do setor. Vale dizer, que para a realização das ações do setor, temos duas salas, o salão de eventos da unidade e sempre que for necessário temos o auditório.
3. Atividades Desenvolvidas
2.1 As atividades desenvolvidas durante o estágio são:
- Auxiliar no esclarecimento de dúvidas dos clientes;
- Atuar no atendimento telefônico ao cliente;
- Expedir documentos;
- Fazer atualização de arquivos, ocorrências e outros documentos, para possibilitar controle e novas consultas;
- Realização de matriculas das Oficinas (Memoria e Informática);
- Elaborar relatórios e planilhas;
- Participação de palestras;
- Visitas institucionais: visita à comunidade de Todos Santos, para a divulgação do curso de “Unhas Decorativas”, que tem como objetivo em oferecer oportunidades de trabalho e inclusão social, além de incentivar o empreendedorismo e a complementação renda familiar. Aproveitamos para visitar o CRAS IV SEMCASP da zona Sudeste, para apresentação do projeto (Maturidade em Ação) a ser realizado com os idosos da comunidade de Deus Quer;
- Acompanhar o desenvolvimento das Oficinas de “Artesanato e Teatro”: Acontecem todas as segundas e quartas e as terças e quintas feiras, das 14:00h as 16:00h;
- Colaboração com as festas comemorativas e bailes: com decoração, produção de enfeites e divulgação; (Dia da Vovó, Baile Mexicano/Homenagem dia dos Pais, Semana do Idoso/Baile dos Anos 60 e Festa de Confraternização de Natal do TSI);
- Aplicar o curso de EVA com a produção de lembrancinhas para ser doada ao lar da criança Maria João de Deus, com o objetivo de levar um pouco de alegria às crianças carentes, por meio de brincadeiras, música e distribuição de lanches;
- Divulgação com cartazes dos cursos e palestras na comunidade Deus Quer, e no C.E. Professor Marcílio Rangel;
- Conferência de material com o representante da empresa;
- Elaboração de dinâmicas para ser executadas nos cursos e passeios;
- Desenvolvimento de funções técnicas como: impressão e xerox de documentos;
- Auxílio e participação nos “Encontros Intergeracionais, Seções de Cinema, Rodas de Conversa “Chá Cultural”, entrega de Lembrancinhas ao Lar da Criança Maria João de Deus, em homenagem ao dia das crianças”;
- Auxílio durante as Reuniões de Continuidade, acontecendo na última semana de cada mês, onde todos os participantes do grupo se reúnem, com a finalidade de discutir problemas e soluções dentro do Grupo-TSI, também são repassadas as programações do mês seguinte. Em cada três meses essa reunião também tem um objetivo especial, para comemoração dos aniversariantes do trimestre;
- Conferência de doações para o Abrigo São Lucas;
4. Conclusão
A experiência de estágio supervisionado em Serviço Social tem se revelado importante para o processo de formação profissional, além de ser relevante para estagiária/supervisora, como também para instituição, na medida em que promove a interface entre troca de saberes pautada em teoria e realidade acerca dos assuntos aqui abordados.
...