RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: Caracterização socioinstitucional do Programa Bolsa Família- Araripina-PE
Por: Maria Ribeiro • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL[pic 3]
MARIA SOCORRO DE CARVALHO RIBEIRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Caracterização socioinstitucional do Programa Bolsa Família- Araripina-PE
Orientador: Prof.ª Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli
Araripina-PE 2018.1[pic 4]
MARIA SOCORRO DE CARVALHO RIBEIRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Caracterização socioinstitucional do Programa Bolsa Família- Araripina-PE
Trabalho apresentado em requisito a produção textual, relativo ao Curso de Serviço Social – VII Semestre, Relatório de estágio para a disciplina de Estagio Curricular Obrigatório I.
Supervisora Acadêmica: Aylane Sheisea Pereira de Sousa
Supervisora de Campo: Ednalva Arcanja de Carvalho
Araripina-PE 2018.1
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 04
- DESENVOLVIMENTO 05
- CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA .......…................…........…......…....…...…......……...……………………………...05
- O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA 06
- POLITICAS SOCIAIS EM CAMPO DE ESTUDO 07
- CONCLUSÃO 09
- REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 10
1. INTRODUÇÃO
A intervenção no campo de estagio supervisionado, no âmbito da política de Assistência Social (PBF), do município Araripina-PE, uma unidade pública estatal onde são oferecidos os serviços como programas, projetos e benefícios socioassistenciais e as demais políticas públicas;
Secretaria de Assistência Social e Departamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.
Este departamento está descentralizado, contendo uma sede a Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, Centro e mais 5 (cinco) outros atendimentos a saber:
- CRAS – Alto da Boa Vista
- CRAS – Cavalete I
- CRAS – Morais
- Unidade de Atendimento Nascente
9 Unidade de Atendimento Lagoa do Barro .
O seguinte trabalho é resultado de uma vasta observação e desenvolvimento de atividades realizadas no decorrer do estágio supervisionado extracurricular obrigatório I no curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
O mesmo foi realizado no Departamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família; tendo como supervisora de Campo a Assistente Ednalva Arcanja de Carvalho com o CRESS 1218.PE. Estando situado na cidade de Araripina do estado de Pernambuco. O referido estagio é um momento bastante importante para a formação acadêmica e profissional do estudante, possibilitando assim um contato mais próximo com a realidade concreta e uma boa oportunidade de relacionar a teoria junto com a prática. A busca ativa do papel do Assistente Social é um ponto fundamental para o trabalho em rede e para o serviço que apresentamos neste documento técnico.
O mesmo constitui no seu trabalho uma procura intencional, reconhecimento e identificação das situações de risco e vulnerabilidade social no território, viabilizando também o conhecimento da sua realidade social. O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. O PBF beneficiou, no mês de abril de 2018,16.799 famílias, representando uma cobertura de 158,0 % da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 204,09 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 3.428.504,00 no mês.
Em relação as condicionalidades, o acompanhamento da frequência escolar, com base no bimestre de novembro de 2017,atingiu o percentual de 97,7%,para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 11.628 alunos acompanhados em relação ao publico no perfil equivalente a 11.903.Para jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 84,2%,resultando em 2.752 jovens acompanhados de um total de 3.270.
Já o acompanhamento da saúde das famílias, na vigência de dezembro de 2017, atingiu 98,0 %, percentual equivale a 13.143 famílias de um total de 13.415 que compunham o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do município. A ação da proteção social básica através do CRÁS, PBF e SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL e dos demais serviços específicos oferecidos, junto às ocorrências é uma via de ação preventiva de situações de risco nos seus territórios, também incitando a participação social.
2.DESENVOLVIMENTO
Os serviços oferecidos pelo (PBF) Araripina-PE estão pautados numa disposição de estratégias de ações, através de uma prática comprometida e crítica- reflexiva, na tentativa de atuar e intervir na realidade, estimulando a participação dos sujeitos sociais nas decisões que lhes dizem respeito, bem como na defesa de seus direitos e no acesso aos meios de exercê-los. Dessa maneira contribui para transformação dos seus usuários em autores de sua própria história, portanto o que acarreta na verdadeira legitimação da profissão.
2.1 CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DO PBF SEDE DE ARARIPINA-PE
Departamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, da cidade de Araripina-PE, está localizada na Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, Centro – Araripina-PE;
Na central de atendimento temos a seguinte estrutura:
08 Computadores de Mesa completos;
01 Notebook;
01 Impressora Multifuncional Coper
01 Impressora Multifuncional
07 Guichês de Atendimento
01 Balcão de Atendimento da Assistente Social
01 Balcão de Atendimento a Pessoa Idosa
03 Ar-condicionado de 18 mil BTUs
04 Armários de guarda documental
10 Cadeiras Giratórias
01 Balcão de Atendimento da Recepção
48 Cadeiras de Espera na Recepção
...